Montijo está em festa. O centro da cidade está inundado de cor para receber mais uma edição da Festa da Flor. De 26 a 28 de Maio, o centro da cidade irá ser inundado de flores, animação de rua, concertos, dança, workshops florais, mercado de flores, artesanato, tasquinhas e ainda insufláveis para os mais pequenos.
A baixa da Cidade do Montijo, a Praça da República, irá acolher várias iniciativas relacionadas com a temática da Flor. A Rua Almirante Cândido dos Reis volta a estar decorada com uma colorida estrutura aérea.
Não faltará ainda animação, com a atuação dos Sangre Ibérico, os Monda, DJ Balakov e Chico Moreno.
Bons motivos para visitar o Montijo
Montijo, localizado às portas de Lisboa, já na região de Setúbal, oferece várias atrações interessantes. O Montijo é um concelho que oferece um vasto e diversificado património religioso, edificado, e natural.
Numa visita pelas várias freguesias do concelho, conheça a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, o Santuário e Igreja da Nossa Senhora da Atalaia e a Igreja de Santo Isidro de Pegões que se distinguem pela riqueza dos seus azulejos e pela sua originalidade arquitetónica.
O Museu Agrícola da Atalaia e os Moinhos de Vento e de Maré irá fazer recuar no tempo e permitir saber mais das vivências dos montijenses e da história local.
Visite ainda o monumento das “Portas da Cidade” do arquiteto Nuno Teotónio Pereira, e a “Tágide” na Praça da República, da autoria do Mestre Lagoa Henriques.
Visitar o Montijo é também passear na Frente Ribeirinha e no Parque Municipal e desfrutar das paisagens únicas com vista para o Tejo.
Bons pratos típicos para saborear no Montijo
A proximidade ao Tejo tem influência na gastronomia do Montijo. Grande parte da história alimentar está ligada aos produtos da terra e do rio. A riqueza das águas do Tejo e dos terrenos das suas margens foram os fatores determinantes de várias práticas agrícolas e alimentares.
Legumes, peixe, carne de porco, aves e outros animais de capoeira compõem a base da alimentação desta região.
O peixe, particularmente a enguia, tem vindo a ocupar o papel principal na gastronomia, tal como o porco, que devido ao seu historial de abundância na região, é determinante na confeção de vários pratos.
Saboreie as iscas, uma chispalhada à Montijo, os coiratos, torresmos, ou a língua de porco com ervilhas e ovos escalfados.
Os vinhos desta região são também muito apreciados.
Essas são apenas algumas sugestões do que visitar no Montijo. A cidade e seus arredores têm muito a oferecer em termos de história, cultura e natureza, proporcionando uma experiência agradável para os visitantes.