Cozinhar caranguejo pode parecer uma tarefa intimidante, mas com alguns passos simples, vai poder apreciar essa iguaria do mar em minutos.
O segredo está na precisão do tempo de cozimento, que não ultrapassa os 10 minutos para os menores e no máximo 20 minutos para os maiores. O choque térmico, ao retirar o caranguejo do fogo, é crucial para interromper o cozimento e garantir uma textura perfeita.
Ao escolher caranguejos, opte por aqueles que ainda estão vivos, indicando frescor e recente captura. Os que se movem mais e possuem pernas grandes geralmente têm mais carne.
Para preparar o caranguejo, mergulhe-o em água a ferver durante um minuto e, em seguida, em água gelada para interromper o processo. Remova os olhos e a boca com uma tesoura. A preparação tradicionalmente não envolve temperar diretamente a carne, mas sim adicionar cebola, alho, e sal à água do cozimento. Adicione esses temperos antes de colocar os caranguejos, garantindo que a água está bem temperada quando entrar em contato com os crustáceos.
Não subestime o poder dos temperos adicionados à água, pois estes elevam significativamente o sabor do caranguejo. Aproveite esta experiência culinária, para ter uma conexão com os sabores autênticos do mar.