A freguesia de Landal, nas Caldas da Rainha, está novamente a organizar o Festival da Codorniz. Esta é a décima primeira edição do festival que este ano promete muita animação entre os dias 1 a 4 de junho.
No primeiro dia do Festival está prometida a exibição da maior omelete de ovos de codorniz. No dia 2 de junho, irá ser servido (e avaliado) o melhor prato de codorniz.
A animação musical também não falta, com atuação da banda Bico D’Obra, no dia 1 de junho, e Chaparral Band e DJ Gabi, no dia 2 de junho. Sérgio Rossi sobe ao palco no sábado, dia 3, depois da banda Magestic. No domingo, o último dia do evento, a animação fica a cargo do grupo musical Rodrigo e Célia.
Codorniz na gastronomia portuguesa
A codorniz é uma ave pequena, conhecida pelo seu sabor delicado e carne macia. É apreciada na gastronomia de várias regiões do país e existem várias maneiras de a preparar.
No Festival do Landal são feitas inúmeras preparações com a ave, como Pizza de codorniz, hambúrguer de codorniz, panadinhos, codorniz de escabeche, entre outras preparações.
Em casa, também há muitas maneiras de a confecionar. A codorniz pode ser grelhada depois de temperada com sal, pimenta e ervas, para realçar o sabor delicado da carne. É uma forma popular de servir codorniz em churrascos ou em restaurantes. Outra opção mais comum é coderniz frita. A receita é fácil de fazer.
A codorniz estufada também é bastante popular. Estufada num molho rico, geralmente feito com vinho tinto, alho, cebola, cenoura, louro e ervas aromáticas. O cozimento lento e longo permite que a carne fique macia e absorva os sabores do molho.
Deixamos também esta variação da Codorniz estufada. Esta receita de Codornizes com Cogumelos deixa a carne tenra e deliciosa, além de simples e delicada vem acompanhada de um molho bem gostoso que se degusta juntamente com pão caseiro fatiado.
Uma receita mais arrojada é de Açorda de Codornizes com Marisco, um prato cuja base é o pão caseiro assado em forno a lenha, carne de codorniz e marisco.
Essas são apenas algumas das preparações populares de codorniz na gastronomia portuguesa. A versatilidade e o sabor delicado da codorniz tornam-na uma opção apreciada pelos amantes da culinária em Portugal.