A Feira Franca de Amares é a feira mais antiga do concelho e acontece este ano entre os dias 19 a 21 de Maio, no Largo D. Gualdim Pais.
Este ano, a 78ª edição traz algumas novidades. A Feira terá pela primeira vez duas provas cegas de vinhos, uma para profissionais e outra para iniciantes e ainda um bolo gigante confeccionado com derivados da laranja.
O presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, realçou que esta feira que “tem um impacto muito forte no concelho”, quer nível social, quer a nível económico.
“Não é comparável às festas concelhias de S. António, porque esta é de muitos dias, mas é um evento marcante no nosso concelho pela promoção, pela grandeza, pela inovação, pela criatividade que a Junta tem vindo a dar ao evento”, indicou.
À semelhança de outros anos, a Feira Franca mantém a aposta nos concursos de laranja, vinho broa e mel, nos concursos de animais (bovinos, galináceos, etc), a corrida de galgos, a corrida de cavalos e a animação musical, com alguns nomes conhecidos do panorama musical e humorístico.

A Feira Franca de Amares é conhecida por sua atmosfera animada e diversificada, onde existem vários pontos de venda de produtos típicos, como artesanato, roupas, alimentos e bebidas.
A feira tem raízes históricas na concessão de privilégios à cidade no século XVIII, que permitiu aos seus habitantes a realização de um mercado livre de impostos por um período de três dias. Com o tempo, o evento tornou-se uma celebração popular e tradicional da cultura local.
Atualmente, a Feira Franca de Amares é uma das atrações turísticas mais populares do concelho e atrai visitantes de toda a região.