As bochechas são das peças de carne mais saborosas que podemos encontrar, na minha opinião por isso vou fazer umas deliciosas Bochechas de Porco com Vinho do Porto. As bochechas são perfeitas para cozinhar pela técnica de slow cooking graças às suas fáscias musculares envolvidas em pequenos grupos, quase como os gomos dos citrinos.
A fina película de gordura que as envolve derrete durante o processo de cozedura lenta e dessa forma ficam maravilhosas, com uma textura fantástica. É uma carne que desfaz facilmente numa explosão de sabores. Com este corte de carne, seja de porco ou de vaca, o sucesso das receitas está garantido. Se tiver dificuldade em encontrar, pergunte no talho habitual, pois por vezes estes cortes apenas se conseguem por encomenda. Há mais receitas com bochechas na slow cooker disponíveis aqui no blogue.
O vinho do Porto eleva o nível de qualquer receita. Apesar da utilização de bebidas alcoólicas requerer algum cuidado nas receitas para slow cooker, como explico na publicação “Como adaptar receitas convencionais para slow cooker” quando bem usado, aumenta a profundidade de sabores e melhora a textura dos ingredientes.
Nesta receita não é necessário acrescentar mais líquido, para além do vinho do Porto, e, apesar disso, vai formar-se um molho encorpado, denso e delicioso, que liga muito bem com qualquer acompanhamento mais seco, como pão, um cereal cozido ou puré. Cá em casa gostamos de acompanhar com puré de batata.
É uma receita muito prática, que pode ser deixada a fazer num dia atarefada, para termos uma deliciosa refeição quando chegamos a casa. Congela/descongela bem, pelo que pode ser feita em mais quantidade, rentabilizando tempo e energia. Para reaquecer pode usar-se a slow cooker, ou colocar num tachinho com o molho e aquecer até começar a fervilhar.
Ingredientes das Bochechas de Porco com Vinho do Porto
- Bochechas de porco – 1,5 kg;
- Farinha de trigo – 1 chávena;
- Cebola desidratada (ou em pó);
- Pimento vermelho;
- Vinho do Porto;
- Alho em pó;
- Sal;
- Folha de louro;
- Ervas de Provence;
- Salsa fresca.
Preparação das Bochechas de Porco com Vinho do Porto
- Limpar as bochechas de excesso de gordura e temperar com alho em pó, ervas de provence, louro e vinho do Porto.
- Reservar por algumas horas.
- Colocar a cebola na base da panela.
- Passar as bochechas por farinha e colocar na panela.
- Acrescentar o pimento.
- Temperar com sal, mais um pouco de ervas, a marinada e mais um pouco de vinho do Porto.
- Cozinhe as bochechas na função “baixo”, por 6 a 8 horas. Ver notas.
- Bochechas na crockpot com vinho do Porto
- Antes de servir retifique os temperos.
- Sirva polvilhado com ervas aromáticas frescas e acompanhado com puré ou um cereal cozido que possa absorver o molho, como arroz, cuscuz ou quinoa.
Notas:
- O tempo de cozedura deve ser adaptado às características dos equipamentos, tipo e quantidade de ingredientes. Panelas mais potentes e/ou com baixa taxa de ocupação cozinham mais rápido.
- Para esta receita utilizei a slow cooker Crockpot TimeSelect de 5,6 litros e 240 watts de potênciae cozinhou cerca de 7 horas.

Faça e sirva estas Bochechas de Porco com Vinho do Porto tão saborosas e simples de preparar. Vai ver que os seus convidados vão gostar muito.
Partilhe com os seus familiares e amigos para que todos se possam deliciar. Bom apetite!