in

Receita das Broas de Mel

Receita das Broas de Mel
Bernardino Receitas / Broas de Mel

Estas Broas de Mel além de serem deliciosas, lembram a minha infância no Dia de Todos os Santos quando tinha 6, 7 e 8 anos, onde juntávamos todos os miúdos da nossa Aldeia pela manhã, fazíamos pequenos grupos e íamos pedir “O pão de Deus” na casa das pessoas, e elas tinham sempre essas deliciosas broas de mel, broas de batata doce, broas de chocolate, entre outras para nos oferecer.

A tarde eram os adultos que faziam as trocas, por exemplo, meu pai ia na casa do vizinho comer as tais broas, frutos secos e para acompanhar um abafado (licor tradicional português), em seguida o vizinho ia na nossa casa acompanhado de meu pai que oferecia também suas deliciosas broas e também alguns fritos e para acompanhar uma bebida quente, e assim passava o dia na nossa Aldeia.

A nós emigrantes quando chega estas alturas festivas a saudade aumenta, então, recomendo que faça estas broas de mel e sinta como se estivesse em casa em Portugal, porque na minha, esteja onde estiver, qualquer parte do mundo , ela é e será sempre portuguesa.

As broas de mel também são ótimas para consumir na noite de Natal, bem como nos dias de inverno com uma bebida quente para aquecer.

Ingredientes das Broas de Mel

  • 200ml Mel
  • 250ml Azeite
  • 5g Canela em pó
  • 5g Erva doce
  • 100g Nozes
  • 260g Açúcar demerara
  • 500g Farinha de trigo sem fermento
  • 1/2 Colher de chá de sal grosso
  • 500ml D’água

Preparação das Broas de Mel

  1. Num tacho ao lume adicione a água, o azeite, o mel, a erva doce, a canela, o açúcar, e o sal, misture todos os ingredientes e deixe ferver, entretanto, fique sempre mexendo para não pegar no tacho.
  2. Assim que começar a ferver, adicione as nozes, e toda a farinha, misture tudo muito bem e baixe o lume.
  3. Após alguns minutos envolvendo bem os ingredientes até formar uma massa homogênea que fique completamente desapegada do tacho, desligue o lume.
  4. Antes de despejar a massa no balcão para arrefecer, polvilhe o mesmo com farinha.
  5. Ponha a massa, espalhe bem e deixe-a arrefecer.
  6. Antes de começar a preparar as broas, polvilhe todo o tabuleiro que vai ao forno com farinha.
  7. De seguida prepare as broas, pegue pequenos pedaços da massa, modele nas mãos e amasse levemente com um garfo cada broa.
  8. Assim que estiverem todas broas prontas, leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180ºC de temperatura entre 15 a 20 minutos, ou até as broas ficarem louras por cima.
  9. Passado o tempo acima estabelecido, ou quando as broas estiverem louras, retire-as do forno e deixe que arrefeçam.
  10. Assim que estiverem frias, arranje-as numa travessa ou refratário e polvilhe por cima açúcar branco ou açúcar branco com canela.
  11. Assim que terminar de polvilhar o açúcar nas broas, estão prontas a ser servidas.

Como vê é bastante fácil confecionar esta receita tão conhecida e adorada por muitos. No final, terá umas broas saborosas e muito fáceis de confecionar! Tenha sempre estes ingredientes na sua despensa para quando lhe apetecer fazer umas broas que confortam qualquer pessoa. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 2

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita do Bolo de Peras delicioso

Receita do Bolo de Peras delicioso

Receita dos Bicho de Pé e Beijinhos bem Brasileiros

Receita dos Bicho de Pé e Beijinhos bem Brasileiros