in

Receita das Lulas com Ervilhas e Batata

Receita das Lulas com Ervilhas e Batata
Bernardino Receitas / Lulas com Ervilhas e Batata

Vamos preparar hoje mais uma receita simples e bem fácil, desta vez usando um ingrediente um pouco delicado, que bem sei que não é muito fácil de se encontrar em feiras e supermercados, entretanto, é uma delícia e vale a pena, eu gosto imenso, o nome da receita é Lulas com Ervilhas e Batata.

Como disse anteriormente, a lula é um fruto do mar muito delicado, o seu preparo exigem um certo cuidado, porque precisamos ficar atento ao tempo de cozimento para não ficar borrachuda, e sim macia e tenra, contudo, se acontecer do fruto do mar ficar borrachudo, não precisa entrar em desespero, pois a solução é deixa-lo cozer por um pouco mais de tempo que ele voltará a ficar macio, é questão de ter paciência e calma que no final tudo dará certo.

Em relação aos temperos utilizados na receita são os que eu gosto, aprecio e penso que combinam com o principal ingrediente, entretanto, as pessoas possuem gostos diferentes e sei perfeitamente que nem tudo que me agrada irá agradar as outras pessoas, por isso, quem gostar e quiser utilizar outros tipos de temperos fique à vontade em adicionar.

A receita de Lulas com ervilhas e batata quando bem temperada fica uma delícia e como podem perceber, ela fica tal qual um ensopado, espero que todos gostem e bom apetite.

Ingredientes das Lulas com Ervilhas e Batata

  • 4 Lulas ( ±80g cada)
  • 300g Ervilhas
  • 2 Batatas médias cortadas ( ±280g)
  • 1 Cenoura média cortada em rodelas
  • 70g Chouriço cortado em rodelas
  • 1 Colher e meia de sopa de puré de tomate
  • 1 Malagueta picante moída
  • Pimenta moída
  • 60ml Vinho branco
  • 1 Cebola pequena picada
  • Azeite q.b.
  • 1 Colher de sopa de sal grosso
  • 2 Dentes de alho picados
  • 1 Folha de louro
  • Salsa ( 1 colher de sopa)

Preparação das Lulas com Ervilhas e Batata

  1. Num tacho ao lume prepare o refogado, adicione um fio de azeite, a cebola, o alho, a folha de louro partida ao meio e aguarde a cebola ficar loura.
  2. Quando a cebola ficar loura, adicione o puré de tomate, a malagueta, o vinho branco, e deixa-se ferver por uns 5 minutos.
  3. Passado o tempo, adicione as lulas ao preparado, sal e um pouco d’água, mexa e deixe cozer por 5 minutos, tape o tacho e aguarde.
  4. Após os 5 minutos cozendo, adicione um pouco mais d’água, as ervilhas, as batatas, a cenoura, chouriço, salsa e um pouco de pimenta moída, mexa os ingredientes, tape o tacho e deixe cozer entre 15 a 18 minutos.
  5. Após o tempo de cozimento dos legumes, verifique se já estão cozidos, aproveite para retificar o sal, se precisar.
  6. Caso os legumes estejam cozidos, desligue o lume, deixe o preparado repousando por 4 minutos.
  7. Passado o tempo, sirva-se e bom apetite.

Esta receita é ideal tanto para quem tem ou quer ter uma alimentação equilibrada, quanto para quem não tem essa preocupação e é só adepto de uma culinária saborosa, tanto para quem está de dieta, quanto para quem não está. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 4.7 / 5. Votos: 3

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita das Rabanadas Recheadas muito fáceis

Receita das Rabanadas Recheadas muito fáceis

Receita da Tarte de Leite Condensado fácil e deliciosa

Receita da Tarte de Leite Condensado fácil e deliciosa