A minha mãe é uma cozinheira de mão cheia. Daquelas pessoas que com poucos ingredientes consegue fazer uma refeição fabulosa e, mais importante ainda, saudável. Com o uso de especiarias e de outros truques consegue dar sabor à comida. Esta receita que vos trago hoje é uma das muitas que ela faz e bem. É também uma das receitas da avó preferidas dos meus miúdos. A receita é muito parecida com a receita de pataniscas, mas os miúdos começaram a chamar a esta receita da avó os Achatadinhos e, assim, ficaram batizados.
Costuma fazer Pataniscas? Pois bem, os Achatadinhos não são muito diferentes. A receita pode dar algum trabalho a fazer, mas vale a pena porque são bastante saborosos. Apesar de não sermos muito adeptos de fritos, esta é uma ótima opção quando temos sobras, sejam de peixe ou de carne. Sobrou um lombo de pescada? Faça os Achatadinhos de Peixe.
Pelo contrário, têm sobras de frango ou salsichas? Façam a versão de carne. A base é a mesma. Só temos de misturar o peixe desfeito com pedaços pequenos de cenoura (já cozida) e cebola e misturar com o polme. Tal como se tiver sobras de carne, só tem de cortar tudo em pedaços pequenos, misturar com um pouco de queijo e cenoura, até ficar uma pasta e misturar depois muito bem com o polme. Em seguida, é só levar a uma frigideira bem quente, manter o óleo em lume brando e ir colocando colheradas do preparado no óleo e deixar fritar até ficar douradinho.
Ingredientes das Pataniscas
- 1 lombo de pescada;
- 2 cenouras cozidas;
- 1 cebola;
- 1 colher de sopa de arroz;
- 6 a 7 colheres de sopa de farinha com ou sem fermento;
- Leite q.b.;
- 3 gemas de ovo;
- Sal q.b.;
- Pimenta q.b.;
- Óleo q.b.
Preparação das Pataniscas
- Desfazer para dentro de uma tigela, o lombo de pescada.
- Acrescentar a cenoura já cozida e cortada em pedaços pequeninos. Acrescentar também uma cebola, cortada muito miúdinha.
- Podemos também acrescentar arroz, se tivermos de sobra.
- Mexer bem para juntar tudo.
- Noutra tigela, colocar a farinha e juntar leite, lentamente, para envolver a farinha.
- Juntar 3 gemas de ovo e continuar a mexer até ficar tudo bem ligado.
- Adicionar o polme ao preparado anterior. Mexer bem para ligar todos os ingredientes. Retificar os temperos.
- Retificar os temperos.
- Se parecer muito grosso, deve acrescentar um pouco mais de leite ou mais uma gema.
- Se vir que ficou muito líquido, acrescentar mais farinha e mexer bem novamente para misturar bem a farinha no preparado.
- Colocar numa frigideira anti-aderente, óleo ou azeite (se preferir) a cobrir o fundo. Quando estiver bem quente acrescentar colheradas do polme. O lume deve ser brando para cozer a massa e não a queimar.
- Com a ajuda de dois garfos vá achatando a massa para que coza bem. Vir para o outro lado, se já estiver dourado.
- Depois de fritos, colocar em papel absorvente para retirar o excesso de gordura.

No final acompanhei com arroz de tomate, mas também dá com, por exemplo, batatas cozidas e salada também são um bom acompanhamento.
Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem esta receita tão boa. Bom apetite!