in

Receita de Punheta de Bacalhau

Receita de Punheta de Bacalhau
Bernardino Receitas / Punheta de Bacalhau

Alguns dizem que esta receita é um petisco, outros que é uma salada, o que sabemos é que o comer tem um nome bem peculiar, porque assim o chamam em toda Portugal: Punheta de Bacalhau.

A receita em si é composta de bacalhau cru temperado, pode-se dizer também que é uma espécie de ceviche, bem fácil de preparar e ideal para comer acompanhado de pão.

Dizem que a origem deste nome vem de tirar as lascas e espinhas do bacalhau seco, dessalgar manualmente, espremer, após deixar um certo tempo de molho, e todos esses sucessivos atos de fazer força com punhos e usar as mãos inclusive para temperar os ingredientes fizeram com que a receita recebesse esse nome. Hoje, já não precisamos mais usar as mãos na hora de misturar os ingredientes.

Há quem o denomine de Espinheta e a justificativa seria porque o prato não tem espinhas, os mais modernos o chamam de ceviche. O certo é que se trata de um petisco bem popular de origem medieval muito preparado nas aldeias portuguesas, bem como, pelos viajantes da época, uma vez que naquele tempo o peixe tinha preço mais acessível e maior durabilidade nas longas viagens, por isso, até hoje, em Portugal não questionamos o nome da receita.

Feitas as devidas explicações acerca da receita, o porquê de levar este nome exótico, agora chegou a hora de falar dos ingredientes que compõem a mesma. Ao falar especificamente sobre a minha versão da receita, não adiciono o alho nos ingredientes por gosto pessoal, pois não gosto da combinação cebola e alho crus, para o meu paladar fica um pouco forte, todavia, se quem for preparar gostar dos 2 ingrediente crus no mesmo comer, fique à vontade em adicionar. Os ingredientes que usei nesta receita foram: bacalhau cru, cebola, tomate, azeite, vinagre, azeitonas, salsa, pimenta e sal (se necessário).

Ingredientes da Punheta de Bacalhau

  • Bacalhau desfiado a gosto (usei 160g)
  • 3 Tomates médios cortados a meia lua
  • Azeitonas a gosto
  • Salsa picada a gosto
  • Azeite a gosto
  • Sal fino
  • Pimenta moída
  • 1 Cebola média cortada a meia lua

Preparação da Punheta de Bacalhau

  1. Ponha o bacalhau de molho numa tigela por 4 horas.
  2. Após as 4 horas retire o bacalhau de molho e esprema deixando-o bem seco.
  3. Em outra tigela adicione o vinagre, acrescente o tomate, a cebola, o bacalhau desfiado, o azeite e a pimenta moída.
  4. Com a ajuda de dois garfos misture bem todos os ingredientes.
  5. De seguida prove para verificar se há necessidade de adicionar mais temperos, como por exemplo, sal, vinagre, pimenta ou azeite.
  6. Caso precise, adicione e deixe ele ao seu gosto.
  7. Acrescente azeitonas, se gostar, e decore com salsa picada.
  8. Sirva-se, espero que goste e bom apetite.

Se gosta de bacalhau esta receita é ideal para si, experimente de certeza que vai gostar! Com sabores e aromas tradicionais, é uma receita que ajudará certamente a criar boas memórias. Bom apetite!

Siga a nossa página para receber gratuitamente as melhores receitas no seu Facebook
Siga a nossa página para receber gratuitamente as melhores receitas no seu Facebook ➜

Classificação da receita

Classificação média 4 / 5. Votos: 4

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Cozonac

Receita de Cozonac

Receita do Ferrero Rocher e Rafaello saudáveis

Receita do Ferrero Rocher e Rafaello saudáveis