Há cá em casa um livro muito velho (além de muito antigo, está mal tratado e parece mais velho ainda) que tem receitas fabulosas! Um livro que andou esquecido e quase foi parar ao caixote do lixo, mas que me acabou por vir parar às mãos. Que grande perda seria!
Uma seleção de antigas receitas tradicionais portuguesas, que me deixa vontade de as experimentar a todas! Assim eu dure muito anos, para o fazer. A seguir ao título, vem sempre uma breve descrição acerca da origem do prato, que nos faz perceber o quão antigas algumas receitas são.
Desta Aletria Doce reza o seguinte: “Sendo embora um doce nacional, esta aletria costuma marcar presença entre as sobremesas servidas nas bodas beirâs. Hoje em dia, é usual cozer a aletria em leite adoçado e aromatizado com limão e só depois de o doce ter absorvido todo o leite juntar as gemas e levar novamente ao lume durante 1 ou 2 minutos.”
Ingredientes da Aletria Doce
- 125g de aletria;
- 250g de açúcar;
- 4 gemas;
- Limão q.b;
- Canela em pau e em pó q.b.
Preparação da Aletria Doce
- Leve o açúcar ao lume, coberto de água, com um pau de canela e uma
- lâmina de casca de limão. Em atingindo o ponto de pérola, junte a
- aletria, previamente cozida e bem escorrida. Deixe ferver. Depois de
- arrefecer, adicione as gemas batidas e leve de novo o preparado ao lume.
- Retire à primeira fervura, deite numa travessa e polvilhe depois com
- canela em pó.
E pronto já está, é muito fácil! Vá buscar todos os ingredientes necessários e faça esta receita de Aletria Doce super deliciosa.
Bom apetite.