Com a chegada do frio e da chuva começa mesmo a apetecer comida e bebida de conforto. O Chocolate Quente é daquelas bem gulosas que aquecem o estômago e a alma. A receita de hoje é um chocolate quente bem simples, sem amido (a maisena) para espessar, mas caso queira mas grossinho, dou a sugestão de usar o psyllium. Um espessante natural rico em fibra.
O psyllium e feito a partir partir das cascas da semente de um arbusto. É um pó que faz lembrar côco ralado e é maravilhoso para o aparelho digestivo, nomeadamente para o intestino devido ao elevado teor de fibra. É muito usado em receitas sem glúten, pois ajuda na consistência elasticidade da massa. O psyllium tem uma grande capacidade de absorver a humidade das massas ficando gelatinoso.
Dada a explicação, voltemos à receita. Para além de simples e ter poucos ingredientes, tem é muito versátil, pois pode adaptar ao seu gosto e preferência, tornando mais ou menos doce.
Na vez do cacau, pode colocar chocolate em pó, use o leite e o açúcar da sua preferência, e o mesmo se passa com o chocolate de barra. Eu gosto de usar com 70% de cacau ou mais. São gostos muito pessoais e de acordo com o palato e opção alimentar de cada um.
Usando a receita base é só ajustar e terá uma bebida reconfortante e deliciosa. Vamos à receita!
Ingredientes do Chocolate Quente
- 400ml de leite (usei vegetal de arroz);
- 15g de açúcar de coco ou outro à escolha;
- 10g de cacau em pó ou chocolate em pó;
- 25g de chocolate preto 70% de cacau ou outro à escolha;
- 1 pau de canela;
- 1 pitada de sal;
- 1g de psyllium.
Preparação do Chocolate Quente
Aprenda a fazer este delicioso chocolate quente a partir do meu vídeo:
Agora está na altura de ir fazer esta receita de Chocolate Quente e e assim já tem uma bebida muito quentinha para se aquecer e reconfortar em qualquer dia!
Partilhe e mostre esta sugestão a familiares e amigos, de certeza que vão adorar.
Bom apetite.