Uma carne deliciosa cheia de sabor, que desossa sem esforço, graças ao poder da cozedura pela técnica de slow cooking. O ossobuco, é um corte de carne do chambão, proveniente da perna, que inclui para além do músculo, nervos, tendões, e osso. O corte inclui o osso no meio, assim como a medula óssea, conhecida por tutano.
É rica em colagénio, especialmente boa para caldos, consommés, cozido e picados. Muito saborosa, se for submetida a uma cozedura prolongada, logo, é ideal para cozinhar pela técnica de slow cooking. Se tiver pressa, deixe esta receita para um dia em que não tenha, porque o resultado é bastante melhor quando é cozinhada com tempo.
Para mim a melhor forma de cozinhar o ossobuco é deixar a carne a marinar de um dia para o outro e depois basta colocar na slow cooker. Podem acrescentar-se cebolas, tomate, ou outros legumes, como cenoura. Esta peça já tem alguma gordura entremeada pelo que não adiciono qualquer outro tipo de gordura.
As características da carne do ossobuco exigem que seja cozinhado na função baixa por um longo período de tempo, logo é ideal para ser deixada na panela pela manhã, para estar pronta na hora de jantar. Com o molho formado pode ainda fazer-se uma redução, ou apenas triturar junto com os legumes para ficar mais espesso e acompanhar a carne.
Ingredientes do Ossobuco
- Ossobuco (usei 3 peças);
- 200 ml de vinho maduro;
- 1 cabeça de alhos;
- 1 folha de louro;
- 1 colher de chá de tomilho;
- 1 colher de café de alecrim;
- Cebolas pequenas;
- 1 chávena de tomate ou conserva de tomate;
- 1 colher de café de piripiri;
- Sal q.b.;
- Ervas frescas para finalizar.
Preparação do Ossobuco
Tem todos os passos desta receitinha no meu vídeo, veja e faça:
E assim está feita mais uma refeição muito saborosa.
Se nunca fez tem de experimentar esta minha versão de certeza Ossobuco na Slow Cooker. Bom apetite.