in

Receita do Arroz de Coelho

Receita do Arroz de Coelho
Bernardino Receitas / Arroz de Coelho

Preparar esta proteína não é difícil, pois o coelho é muito comum na mesa portuguesa, porque temos uma variedade de receitas que possuem como ingrediente principal o coelho, que pode ser preparado de diferentes formas. Por isso, esta carne é muito valorizada na nossa culinária pelo seu sabor e versatilidade.

Em Portugal muitas famílias têm criação de coelho para o seu próprio consumo, mas se não é criador e quiser preparar uma receita utilizando a carne do coelho como ingrediente principal, encontrará em qualquer talho ou supermercado.

Atenção! Esta é a minha maneira de preparar o delicioso Arroz de Coelho, que aprendi com a minha mãe quando ainda era miúdo, e que preparo em minha casa, todavia, devem existir inúmeras formas de fazer esta receita. Espero que todos gostem da minha maneira de preparar e explicar. Desejo-lhes bom apetite.

Ingredientes do Arroz de Coelho

  • 1 Coelho (1000g)
  •  240g de Arroz
  •  Orégano a gosto
  • 1 Folha de louro
  •  4 Dentes de alhos picados
  •  1/2 Copo de vinho tinto
  •  Pimenta a gosto
  •  1 Ramo de salsa
  •  Azeite a gosto ±40ml
  •  1/2 Cebola picada
  •  1 Colher de chá de colorau
  •  20g de Massa de pimentão
  •  73g de Calda de tomate
  •  Piri piri a gosto
  •  1 Colher de sopa de sal grosso

Preparação do Arroz de Coelho

  1. Numa tigela adicione o coelho previamente cortado.
  2. Tempere com sal, alho, folha de louro, pimenta, um pouco do vinho tinto (reserve o resto para quando o coelho estiver no tacho).
  3. Envolva todos os ingredientes no coelho, adicione um ramo de salsa por cima, e deixe marinar por uma hora.
  4. Passado uma hora prepare o refogado.
  5. Num tacho ao lume adicione o azeite, a cebola, e deixe refogar até ficar transparente, adicione um pouco d’água se precisar. Deixa-se refogar por 3 minutos.
  6. Passado os 3 minutos, adicione o coelho, o colorau, a calda de tomate, a massa de pimentão, o orégano, o resto do vinho tinto, envolva todos os ingredientes, adicione o ramo de salsa, e deixa-se cozer entre 30 a 35 minutos, entretanto, vá verificando sempre a cozedura do coelho.
  7. Passado 10 minutos verifique a cozedura do coelho, adicione o piri piri, tape novamente o tacho e deixe cozer por mais tempo, com o lume baixo. Lembrando, sempre que necessário vá adicionando água.
  8. Verifique sempre a cozedura do coelho durante o tempo em que estiver ao lume, e adicione os miúdos nos últimos 10 minutos antes do coelho ficar  pronto, pois eles cozem mais rápido.
  9. Após 35 minutos o coelho já está cozido, retire-o para um recipiente, entretanto, deixe os miúdos no caldo.
  10. No caldo que cozeu o coelho, acrescente mais 600ml d’água e deixe ferver.
  11. Tape o recipiente onde o coelho foi colocado com uma folha de alumínio e deixe ao lado do tacho que irá cozer o arroz para manter a temperatura.
  12. Assim que o caldo começar a ferver, adicione o arroz, mexa, e deixe cozer entre 20 a 25 minutos, entretanto, vá sempre verificando se está cozido.
  13. Após 12 minutos de cozimento, verifique se o arroz já está cozido, e retifique o sal do arroz se precisar. Adicione um pouco mais d’água, tape o tacho e aguarde cozer.
  14. Quando o arroz cozer, deligue o lume e deixe repousar por 5 minutos no tacho.
  15. Passado os 5 minutos, sirva-se e bom apetite.

Mais uma vez esta é apenas a minha versão, mas como em tudo, há imensas formas de confecionar este prato. Partilhe esta receita com os seus amigos e familiares, de certeza que vão gostar imenso desta forma de confecionar coelho. Bom apetite

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 2

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita do Pudim sem Ovos e sem Forno

Receita do Pudim sem Ovos e sem Forno

Receita de Muffins de Fiambre com Legumes

Receita de Muffins de Fiambre com Legumes