Preparar esta proteína não é difícil, pois o coelho é muito comum na mesa portuguesa, porque temos uma variedade de receitas que possuem como ingrediente principal o coelho, que pode ser preparado de diferentes formas. Por isso, esta carne é muito valorizada na nossa culinária pelo seu sabor e versatilidade.
Em Portugal muitas famílias têm criação de coelho para o seu próprio consumo, mas se não é criador e quiser preparar uma receita utilizando a carne do coelho como ingrediente principal, encontrará em qualquer talho ou supermercado.
Atenção! Esta é a minha maneira de preparar o delicioso Arroz de Coelho, que aprendi com a minha mãe quando ainda era miúdo, e que preparo em minha casa, todavia, devem existir inúmeras formas de fazer esta receita. Espero que todos gostem da minha maneira de preparar e explicar. Desejo-lhes bom apetite.
Ingredientes do Arroz de Coelho
- 1 Coelho (1000g)
- 240g de Arroz
- Orégano a gosto
- 1 Folha de louro
- 4 Dentes de alhos picados
- 1/2 Copo de vinho tinto
- Pimenta a gosto
- 1 Ramo de salsa
- Azeite a gosto ±40ml
- 1/2 Cebola picada
- 1 Colher de chá de colorau
- 20g de Massa de pimentão
- 73g de Calda de tomate
- Piri piri a gosto
- 1 Colher de sopa de sal grosso
Preparação do Arroz de Coelho
- Numa tigela adicione o coelho previamente cortado.
- Tempere com sal, alho, folha de louro, pimenta, um pouco do vinho tinto (reserve o resto para quando o coelho estiver no tacho).
- Envolva todos os ingredientes no coelho, adicione um ramo de salsa por cima, e deixe marinar por uma hora.
- Passado uma hora prepare o refogado.
- Num tacho ao lume adicione o azeite, a cebola, e deixe refogar até ficar transparente, adicione um pouco d’água se precisar. Deixa-se refogar por 3 minutos.
- Passado os 3 minutos, adicione o coelho, o colorau, a calda de tomate, a massa de pimentão, o orégano, o resto do vinho tinto, envolva todos os ingredientes, adicione o ramo de salsa, e deixa-se cozer entre 30 a 35 minutos, entretanto, vá verificando sempre a cozedura do coelho.
- Passado 10 minutos verifique a cozedura do coelho, adicione o piri piri, tape novamente o tacho e deixe cozer por mais tempo, com o lume baixo. Lembrando, sempre que necessário vá adicionando água.
- Verifique sempre a cozedura do coelho durante o tempo em que estiver ao lume, e adicione os miúdos nos últimos 10 minutos antes do coelho ficar pronto, pois eles cozem mais rápido.
- Após 35 minutos o coelho já está cozido, retire-o para um recipiente, entretanto, deixe os miúdos no caldo.
- No caldo que cozeu o coelho, acrescente mais 600ml d’água e deixe ferver.
- Tape o recipiente onde o coelho foi colocado com uma folha de alumínio e deixe ao lado do tacho que irá cozer o arroz para manter a temperatura.
- Assim que o caldo começar a ferver, adicione o arroz, mexa, e deixe cozer entre 20 a 25 minutos, entretanto, vá sempre verificando se está cozido.
- Após 12 minutos de cozimento, verifique se o arroz já está cozido, e retifique o sal do arroz se precisar. Adicione um pouco mais d’água, tape o tacho e aguarde cozer.
- Quando o arroz cozer, deligue o lume e deixe repousar por 5 minutos no tacho.
- Passado os 5 minutos, sirva-se e bom apetite.
Mais uma vez esta é apenas a minha versão, mas como em tudo, há imensas formas de confecionar este prato. Partilhe esta receita com os seus amigos e familiares, de certeza que vão gostar imenso desta forma de confecionar coelho. Bom apetite