in

Receita de Pão de Bicarbonato de Sódio sem fermento

Receita de Pão de Bicarbonato de Sódio sem fermento
Colher de Pau e Salto Alto / Pão de Bicarbonato de Sódio

Nos dias que correm, fazer pão em casa tornou-se quase num hábito e pelo que percebi, muita gente tem feito pão e com resultados muito satisfatórios. Contudo, o aumento da procura de fermento seco levou a escassez do mesmo. Pelo menos, nos mercados que frequento, não tenho encontrado.

Foi então que me lembrei que tinha esta receita de pão ultrarrápido e que não precisa de fermento!! O Pão de Bicarbonato de Sódio fica denso, quase parecido com pão de milho! Caso não encontrem o dito fermento e que queiram um pãozinho quase instantâneo não deixem de experimentar esta receita. Aqui vai.

Ingredientes do Pão de Bicarbonato de Sódio

  • 250g farinha integral
  • 250g farinha branca T65 sem fermento
  • 1 colheres chá sal (rasas)
  • 2 colheres de café de bicarbonato sódio
  • 400ml leite gordo
  • 2 colheres sopa de sumo de limão ou vinagre
  • farinha q.b. para amassar

Preparação do Pão de Bicarbonato de Sódio

  1. Primeiro mistura-se o leite gordo com o sumo de limão ou vinagre. Mexe-se e aguarda-se 10 minutos até talhar. Reserva-se essa mistura.
  2. Pré aquece-se o forno nos 180ºC. Numa bacia misturam-se as farinhas, o sal e o bicarbonato de sódio.
  3. Adiciona-se o leite talhado aos poucos, mexendo com uma colher. A massa é suave. Faz-se uma bola, cobre-se e deixa-se repousar por 10 minutos.
  4. Numa superfície enfarinhada, amassa-se ligeiramente e dá-se novamente a forma de uma bola.
  5. Enfarinha-se um tabuleiro revestido com papel vegetal, coloca-se a bola de massa e enfarinha-se a massa por cima. Corta-se a bola em 4, bem fundo na massa para que coza melhor.
  6. Leva-se ao forno pré-aquecido nos 180ºC com a ventilação ligada por 40 minutos.

Pode consumir ao pequeno-almoço, almoço, lanche a qualquer refeição seja barrado com manteiga, doce ou recheado! Não se esqueça de fazer esta receita, de certeza que vai adorar! Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Colher de Pau e Salto Alto

O Colher de Pau e Salto Alto existe desde 2014 e foi criado, inicialmente, para ser um livro de receitas que eu (Vânia Baptista) partilhava com os amigos. A dada altura os amigos sugeriram que fizesse vídeos das receitas para que fosse mais fácil entender o procedimento e assim surgiu o canal do YouTube com os primeiros vídeos. Tudo muito básico, quase rudimentar!

Muito mais tarde, no dia 3 de outubro de 2020, o Colher de Pau e Salto Alto recebeu uma renovação completa com a entrada da Cátia Oliveira. Uma menina muito simpática e cheia de vontade de cozinhar coisas boas! O blog foi então renovado e os vídeos reeditados, trazendo uma nova imagem, mais fresca e simpática, ao Colher de Pau e Salto Alto.

Não somos cozinheiras profissionais, nem tão-pouco fazemos disto profissão, mas adoramos cozinhar e experimentar coisas novas. O canal do YouTube é um passatempo com o qual nos divertimos imenso a gravar. Adoramos as mensagens de carinho que recebemos dos nossos seguidores, até mesmo as sugestões ou críticas porque nos ajudam a crescer e a melhorar o nosso conteúdo de modo a que o nosso trabalho possa ajudar alguém de alguma forma porque nunca se esqueçam que “Cozinhar é só uma forma diferente de amar!” 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita do Bolo de Cenoura saudável

Receita do Bolo de Cenoura saudável

Receita do Semifrio vegan e sem açúcar

Receita do Semifrio vegan e sem açúcar