Chegou a estação do calor por aqui, e confesso que fico saudosista nesta altura porque o verão é a minha estação favorita, lembro-me do meu querido Portugal do tempo que lá vivi, porque nesta época até nos dias da semana depois de uma jornada de trabalho sobrava tempo para ir à praia ou sentar numa esplanada a beber uma imperial, petiscar e ficar na conversa com os amigos por algum tempo porque os dias nesta época são longos.
Por falar dos nossos petiscos, por acaso temos petiscos variados para saborear, ricos e saborosos, e nós sabemos o quanto temos um cardápio variado de petiscos, bem como as pessoas que viajam ou já viajaram para Portugal nesta altura.
Hoje, morando noutro país cujo clima é eminentemente frio, onde passamos a maior parte do tempo a trabalhar, quando chega está época fico feliz porque aprecio muito o calor, mas passa muito rápido e quase não desfrutamos e apreciamos o clima como apreciava quando vivia em Portugal.
A vida como vocês podem perceber é de emigrante, mas penso que não podemos e nem devemos perder nossas raízes e tradições, por isso, mesmo morando aqui não deixo de preparar os nossos tradicionais petiscos, desta vez preparei o Pica Pau, e para quem não conhece vai achar o nome diferente, exótico ou até mesmo hilário. Confesso que não sei a origem deste nome, mas creio que tenha a ver com os termos picar, petiscar, ou pintxar como dizem os bascos, em fim, o que importa é que o petisco é delicioso de fácil preparação.
Para os amigos que não sabem preparar o petisco, este é o meu modo e foi assim que aprendi em casa, espero que de alguma forma possa ajudar na confecção da receita, há quem deixe um molho para comer no final com pão caseiro, mas isso é ao gosto de cada um, já para os amigos que conhecem a receita, talvez a minha sirva para tirar outras ideias para o petisco, pois o meu objectivo é ajudar sempre que posso das mais diferentes formas.
Ingredientes do Pica Pau
- 400 Carne de porco cortada em cubos
- 1 Colher de sopa rasa de sal grosso
- 3 Dentes de alho picados
- 1 Colher de sopa de massa de pimentão
- 1 Folha de louro
- Pimenta q.b.
- 1/2 Copo de cerveja ± 150ml
- Azeite para fritar
- Pickles q.b.
- Azeitonas q.b.
Preparação do Pica Pau
- Inicie temperando a carne com sal, alho, massa de pimentão, folha de louro partida ao meio, pimenta, e a cerveja.
- Com as mãos lavadas misture todos os ingredientes.
- Tape em seguida a carne com uma folha de alumínio e deixe marinar por 2 horas.
- Após marinar por 2 horas, leve uma frigideira ao lume e adicione azeite suficiente para fritar a carne.
- Quando a azeite estiver quente adicione a carne e deixe fritar de 15 a 18 minutos.
- Durante esse tempo é bom ficar mexendo a carne para não queimar.
- Passado o tempo acima estipulado, desligue o lume e prepare o prato.
- Decore o Pica pau com pickles e azeitonas e sirva com batatas fritas se desejar.
Como já disse esta é a minha versão de Pica Pau. Se achou esta receita uma verdadeira delícia não perca a oportunidade de a partilhar com os seus familiares e amigos. Bom apetite!