in

Receita de Carne de Porco à Alentejana tradicional

Receita de Carne de Porco à Alentejana tradicional
Colher de Pau e Salto Alto / Carne de Porco à Alentejana tradicional

Estão preparados para cozinhar este clássico em vossas casas? Está receita foi criada no sul. Há quem diga que foi um algarvio que utilizou carne alentejana e daí o nome Carne de Porco à Alentejana.

Mas independentemente que quem a criou, os nossos parabéns! É uma receita deliciosa e de gosto caseiro e tradicional. Esperamos que seja do vosso agrado.

Ingredientes da Carne de Porco à Alentejana

  • 800g carne de porco sem osso
  • 800g batata aos cubos
  • 400g amêijoa
  • 60g pickles
  • 4 dentes de alho picados
  • 300ml vinho branco
  • 50ml azeite
  • 3 c.s. massa de pimentão
  • Azeitonas pretas a gosto
  • Coentros ou salsa picada
  • Sal e pimenta q.b.

Preparação da Carne de Porco à Alentejana

  1. Começamos por cortar a carne aos cubos. Depois coloca-se a carne numa taça e tempera-se com os dentes de alho picados, o vinho branco, a massa de pimentão, o sal e a pimenta. Deixa-se marinar por pelo menos 20 minutos.
  2. Depois de marinar, escorre-se a carne e reserva-se a marinada.
  3. Entretanto preparam-se as batatas. Podem comprar as batatas congeladas aos cubos ou podem descascar e corta-las aos cubos. A receita indica que se fritem as batatas, mas como usamos congelados, assamos no forno para que a receita ficasse um pouco mais saudável. Este passo fica ao vosso critério.
  4. Agora, leva-se ao lume um tacho com o azeite e salteia-se a carne por cerca de 5 minutos.
    Depois desse tempo adicionam-se as amêijoas e rega-se com a marinada. Deixa-se cozinhar até que a carne ganhe boas cores. Enquanto cozinha, devem ter atenção para que o molho não seque demasiado. Caso isso aconteça adicionem um pouco de água.
  5. Quando a carne estiver cozinhada e o molho encorpar, juntam-se as batatas já cozinhadas, os pickles e as azeitonas pretas. Mistura-se tudo e polvilha-se com salsa picada.
  6. Sirvam de imediato acompanhado de arroz seco.

Tem mesmo de experimentar esta receita, é daquelas que faz-se uma vez e nunca mais queremos parar por ser tão deliciosa! Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem esta receita. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Colher de Pau e Salto Alto

O Colher de Pau e Salto Alto existe desde 2014 e foi criado, inicialmente, para ser um livro de receitas que eu (Vânia Baptista) partilhava com os amigos. A dada altura os amigos sugeriram que fizesse vídeos das receitas para que fosse mais fácil entender o procedimento e assim surgiu o canal do YouTube com os primeiros vídeos. Tudo muito básico, quase rudimentar!

Muito mais tarde, no dia 3 de outubro de 2020, o Colher de Pau e Salto Alto recebeu uma renovação completa com a entrada da Cátia Oliveira. Uma menina muito simpática e cheia de vontade de cozinhar coisas boas! O blog foi então renovado e os vídeos reeditados, trazendo uma nova imagem, mais fresca e simpática, ao Colher de Pau e Salto Alto.

Não somos cozinheiras profissionais, nem tão-pouco fazemos disto profissão, mas adoramos cozinhar e experimentar coisas novas. O canal do YouTube é um passatempo com o qual nos divertimos imenso a gravar. Adoramos as mensagens de carinho que recebemos dos nossos seguidores, até mesmo as sugestões ou críticas porque nos ajudam a crescer e a melhorar o nosso conteúdo de modo a que o nosso trabalho possa ajudar alguém de alguma forma porque nunca se esqueçam que “Cozinhar é só uma forma diferente de amar!” 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita do Bolo Mousse de Chocolate

Receita do Bolo Mousse de Chocolate

Receita de Empanadas de Atum com Farinha de Espelta

Receita de Empanadas de Atum com Farinha de Espelta