in

Receita de Salada Russa com Atum

Receita de Salada Russa com Atum
Bernardino Receitas / Salada Russa de Atum

Com certeza você já preparou Salada Russa uma vez na vida, se não a preparou, então já comeu. Por ser uma salada tão popular e comum no mundo todo é quase impossível não se ter provado pelo menos uma vez na vida, e quem já a preparou ou possui o hábito de preparar deve ter sua forma própria e bem peculiar de fazê-la, uma vez que, a diferença entre uma preparação e outra é só a adição de mais ou de menos ingredientes.

Mais afinal o que é uma Salada Russa? É uma combinação básica de legumes cozidos e outros alimentos, associados com maionese, e dentre os legumes cozidos encontramos a batata, a cenoura, a ervilha, entre outros que fica a critério de quem a prepara.

Esta salada foi criada por um chef de ascendência belga e formação francesa chamado Lucien Olivier, por isso em alguns Países ela é chamada de “Salada Olivier”, como na Rússia, Ucrânia, Iran e Estados Unidos. Em Portugal conhecemos por “Salada Russa” e no Brasil por “Salada de Maionese”.

A sua versão original era bem incrementada, pois havia uma combinação de ingredientes, como perdizes, cubos de gelatina, camarão, alcaparras, e até trufas pretas laminadas. A maionese adicionada aos ingredientes era emulsionada com mostarda, vodca, gema de ovo, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino.

Os ingredientes utilizados pelo seu criador eram raros, caros, sazonais ou de difícil preparação, por isso ao longo dos anos foram aos poucos substituídos por alimentos mais baratos e mais acessíveis para compor a receita, que hoje é considerada de fácil execução e baixo custo.

A Salada Russa com Atum leva os ingredientes tradicionais como batatas, ervilhas, feijão verde, cenoura, milho e ovo cozido, além é claro do atum desfiado que deixa a salada com um gosto diferenciado, para quem gosta do peixe como eu agrada muito ao paladar e ficar deliciosa.

Ingredientes da Salada Russa com Atum

  • 400g de Batatas cortadas em cubos
  • 200g de Ervilhas
  • 200g de Feijão verde
  • 160g de Cenoura cortada em cubos
  • Sal grosso
  • 200g de Atum desfiado
  • Maionese
  • 160g de Milho cozido
  • 4 Ovos cozido
  • Pimenta

Preparação da Salada Russa com Atum

  1. Num tacho ao lume com água a ferver adicione o feijão verde, as ervilhas, e o sal.
  2. Deixe cozer o tempo necessário até ficarem cozidas, o tempo para cozimento das ervilhas foi entre 10 a 12 minutos.
  3. Em outro tacho com água a ferver, adicione primeiramente a cenoura e o sal.
  4. Quando a água começar a ferver novamente, adicione as batatas.
  5. Aguarde o tempo de cozimento, entre 10 a 12 minutos.
  6. Passado os tempo de cozimento dos legumes verifique se estão cozidos, se estiverem, desligue o lume.
  7. Escorra a água dos legumes separadamente, primeiro das ervilhas e o do feijão verde, e de seguida da cenoura e das batatas.
  8. Aguarde os legumes arrefecerem.
  9. Assim que os legumes estiverem na temperatura natural, prepare a salada.
  10. Num recipiente adicione as ervilhas e o feijão verde, o atum desfiado, pimenta moída, o milho e um pouco de maionese, misture tudo muito bem antes de adicionar o resto dos ingrediente.
  11. Após misturar os ingredientes, adicione os ovos cozidos, cortando aos bocados, um pouco mais de maionese, e por último as batatas e a cenoura.
  12. Envolva novamente todos os ingredientes muito bem, e está terminada a Salada Russa com atum.

Sirva-se só ou acompanhado de uma outra proteína, se desejar. Faça e sirva esta refeição tão colorida e saborosa que vai fazer feliz quem mais gosta. Partilhe com os seus familiares e amigos para que todos se possam deliciar. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 2

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Mexilhões com Cebolada

Receita de Mexilhões com Cebolada

Receita de Gnocchi

Receita de Gnocchi