Maravilhoso folar de fumeiro, adaptado da receita do Folar de Chaves para a slow cooker. Com um flaviense em casa, o folar é presença obrigatória na mesa de Páscoa. Geralmente temos o original, vindo de Chaves, feito pelas mãos da madrinha do senhor cá de casa. Com o confinamento, ir a Chaves não é opção, pelo que não vamos ter folar de Chaves, mas chegou-nos a receita.
Comecei por fazer a receita original, mas não estava a conseguir bons resultados na slow cooker. Adaptei e voltei a fazer ajustes, por isso as últimas semanas têm sido um fartote de folar. Ofereci um à vizinha, outro aos meus pais, para ter um júri mais representativo e ficou aprovadíssimo. Como tenho várias panelas, fiz sempre mais do que um, apesar de inicialmente não ser o objetivo, mas tive necessidade de incorporar mais farinha e acabou por se proporcionar.
Para uma panela de cerca de 5 litros de capacidade aconselho a fazerem um folar com cerca de 400 gr de farinha, para panelas mais pequenas ajustar as quantidades. Nesta panela cabe um folar maior, mas como o calor é produzido na base, se o folar ficar muito alto, quando estiver cozido poderá ter a base queimada. Esta receita é tradicionalmente feita no forno de lenha, bem quente. Atualmente também se faz nos fornos domésticos, elétricos ou a gaz. Neste caso, adaptei a receita para slow cooker e recheei com carnes a gosto.
Ingredientes do Folar de Chaves
- 400 gr de farinha sem fermento (+/- poderá ser necessário incorporar mais um pouco);
- 3 ovos inteiros;
- 25 gr de fermento de padeiro fresco;
- 120 ml de água;
- 50 gr de manteiga;
- 25 ml de azeite;
- Sal q.b.;
- Fumeiro a gosto para o recheio (presunto, chouriço, salpicão, barriga fumada).
Preparação do Folar de Chaves
Aprenda a fazer este delicioso folar a partir do meu vídeo:
Agora tem mesmo de experimentar esta receita de Folar de Chaves de certeza que se vai deliciar muito bem!
Partilhe com quem mais gosta, todos vão adorar receber esta receita. Bom apetite!