Como toda receita tradicional portuguesa, o Arroz de Marisco possui inúmeras formas de preparo. Esta é a minha versão, a quantidade de mariscos que utilizei na receita servem perfeitamente 3 pessoas. Caso a quantidade de pessoas para o seu almoço ou jantar for maior que este número, aconselho aumentar a quantidade de mariscos e de arroz, pode também acrescentar outros mariscos, além dos que a receita apresentar, pois não há problema.
Em Portugal, a depender da região onde o Arroz de marisco é confecionado, a combinação dos mariscos podem variar, outro pormenor que deve se levar em conta é a disponibilidade e o preço dos mariscos à época em que a receita é preparada. E como não vivo em Portugal, tive que adaptar com os mariscos que encontrei por aqui, isso porém, não me impediu de preparar esta deliciosa receita.
E para quem não sabe, este arroz foi escolhido uma das 7 maravilhas da gastronomia Portuguesa no ano de 2011, por isso é uma responsabilidade muito grande preparar esta receita para si.
Ingredientes do Arroz de Marisco
- 500g Mariscos (Camarão, lula, mexilhão)
- 300g Amêijoa
- 1 Camarão tigre ± 60g
- 1 Sapateira ±150g
- 280g Arroz
- 1/2 Cebola picada
- 3 Dentes de alhos picados
- 1 Raminho de Coentros
- 2 Folhas de louro
- Coentros picados
- 60ml Azeite
- 1/2 Copo de vinho branco
- 3 Colheres de sopa de calda de tomate
- Pimenta a gosto
- 1 Colher de sopa de sal
- Piri piri a gosto
- 1 Litro d’água
Preparação do Arroz de Marisco
- Duas horas antes do inicio da receita, adicione água nas amêijoas até tapar , adicione umas pedrinhas de sal, para lavar as amêijoas e retirar a areia, entretanto, convém mudar a água uma hora depois.
- Inicie a receita retirando as pernas da sapateira, em seguida retire a carapaça, limpe-a retirando as guelras e corte em quatro partes. Reserve a carcaça, pois possui um molho que sera utilizado na receita.
- Num tacho ao lume, adicione o azeite, a cebola, a calda de tomate, o alho, as duas folhas de louro partidas ao meio, e o piri piri, deixe os temperos refogar por 5 minutos.
- Passado os 5 minutos, acrescente o vinho branco, o raminho de coentros, e deixe refogar por mais uns minutos.
- Adicione o sal, a pimenta, a água, e deixe ferver.
- Lembrando que a quantidade d’água irá depender da quantidade de arroz.
- Assim que começar a ferver adicione a sapateira (a minha já está pré-cozida), um pouco mais d’água e deixe que ferva.
- Quando começar a ferve adicione o arroz, mexa bem e aguarde cozer por 5 minutos.
- Passado os 5 minutos, acrescente os camarões, os mexilhões e as lulas.
- Mexa novamente e aguarde mais 10 minutos para adicionar o resto dos mariscos.
- Após os 10 minutos, adicione o molho da sapateira, o camarão tigre, e as amêijoas, mexa para misturar bem, baixe o lume e deixe ferver por mais 10 minutos.
- Vire o camarão tigre para que coza de ambos os lados, e deixe cozer por outros 10 minutos.
- Passado esse tempo, verifique os temperos, se o arroz já está cozido, e retifique o sal se precisar.
- Adicione um pouco mais d’água, mexa bem para não apegar no tacho, desligue o lume, e deixe apurar por 5 minutos.
- Após os 5 minutos em que o arroz de marisco esteve a pousar, acrescente os coentros por cima, e está pronto para ser servido e consumido.
E agora já pode fazer o seu próprio Arroz de Marisco com aquele sabor a mar, cremoso e delicioso! E se gostou da sugestão, partilhe com os seus amigos e familiares e permita que também se possam deliciar com esta receita. Bom apetite!