in

Receita do Doce de Leite com Nozes

Receita do Doce de Leite com Nozes
Bernardino Receitas / Doce de Leite com Nozes

O doce de leite é uma receita que possui basicamente dois ingredientes: o açúcar e o leite, seu preparo consiste em ferver o leite com o açúcar para formar uma deliciosa pasta de cor castanho caramelado, há quem adicione bicarbonato de sódio na preparação, também se obtém o doce cozendo o leite condensado, porém, nunca preparei desta forma, por isso não posso opinar se fica tal e qual o doce preparado da forma tradicional, esta forma tradicional, toda gente sabe e é muito fácil de ser elaborado.

O doce de leite é um produto típico da América Latina e seus maiores produtores são o Brasil e Argentina, é muito apreciado como sobremesa, serve também, para barrar no pão, crepes, tapioca, churros e panquecas, e é também muito utilizado como ingrediente em produtos de confeitaria e panificação.

Na preparação desta receita, além dos ingredientes principais do doce, eu utilizei nozes trituradas, e a utilização deste fruto seco deixou o doce com sabor diferente, caso não tenha nozes, pode adicionar ao doce castanha-do-Pará, uvas passas, amêndoas torradas ou outro fruto seco da sua preferência, caso queira deixar o doce com outro sabor.

Como é conhecido de toda gente, o preparado deve ser fervido sob constante agitação, e precisa-se tomar cuidado com o ponto final do doce de leite, por isso, deixo uma dica que vai ajudar nesta hora: coloca-se uma gota do doce em um copo com água fria, se a gota atingir o fundo sem se desmanchar, é porque está na hora de finalizar o doce, neste momento, desligue o lume e continue agitando-o por alguns minutos.

Ingredientes do Doce de Leite com Nozes

  • 2 Litros de leite
  • 1kg Açúcar
  • 70g Nozes trituradas

Preparação do Doce de Leite com Nozes

  1. Num tacho ao lume adicione o açúcar e o leite, mexa para incorporar os ingredientes.
  2. Nos primeiros 15 minutos deixe o lume alto, de seguida, quando começar a ferver, baixe para o lume médio.
  3. Mantenha o preparado em constante agitação, ou seja, mexa sempre.
  4. Passado o tempo em que o doce começar a ficar da cor castanha, adicione as nozes trituradas e continue mexendo.
  5. Verifique se o doce está no ponto, se tiver, desligue o lume, continue mexendo por alguns minutos e deixe arrefecer.
  6. Assim que o doce estiver frio, coloque em um recipiente de vidro para conservar.
  7. Consuma o doce da forma que mais desejar.
  8. Espero que gostem e bom apetite.

E pronto já está, é muito fácil! Já lhe abriu o apetite? Vá buscar todos os ingredientes necessários e faça esta receita super deliciosa para juntar ao seu livro de receitas. Partilhe com os seus amigos e familiares para conhecerem este delicioso doce ideal para rechear pães, tostas, doces, etc. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita da Tentação de Banana com Creme de Gengibre

Receita da Tentação de Banana com Creme de Gengibre

Receita dos Bifes de Cebolada

Receita dos Bifes de Cebolada