Os caldos caseiros acrescentam sabor e nutrientes às receitas onde são adicionados. Se gosta de pratos cheios de sabor, caseiros, sem adição de produtos processados então faça esta receita de Caldo de Carne e junta aos pratos onde seja necessário acrescentar líquido, seja um risoto, uma sopa, um ensopado ou um guisado, tudo ganha um sabor mais apuradinho, como as “comidas da avó”.
O caldo de carne é muito mais rico e denso, porque se usa uma peça de carne, para além dos legumes e condimentos. Se a carne tiver osso, melhor ainda, porque conseguimos mais colagénio e consequentemente um caldo mais gelatinoso. Use carne de vitela, preferencialmente com osso, e de um corte mais rijo e económico.
Costumo juntar legumes e aparas, que muitas vezes são descartados, como as cascas e topos das cenouras, partes mais verdes do alho francês ou talos mais rijos de hortaliças, que pode ir guardando num recipiente no congelador para quando precisar. Os temperos são a gosto. Pessoalmente não costumo temperar muito, para permitir depois ao utilizar nas receitas, ajustar o tempero em função do que estamos a cozinhar sem que os temperos do caldo se sobreponham.
Ingredientes do Caldo de Carne
- 1/2 Kg de carne de vitela (preferencialmente com osso);
- 2 cenouras com casca;
- 2 cebolas com casca;
- 1 cabeça de alho;
- 1 alho francês inteiro;
- 50 ml de vinagre;
- 1 folha de louro;
- 2 colheres de sopa de vinagre;
- 1 colher de café de pimenta em grão ou 1 malagueta de piripiri;
- Sal q.b.;
- Aparas de legumes e talos, caso tenha disponíveis.
Preparação do Caldo de Carne
Aprenda a fazer este caldo a partir do meu vídeo:
Esta receita é muito boa para os seus cozinhados pois é prática e tem imenso sabor.
Bom apetite!