A partir do momento que comecei a organizar as refeições na ementa semanal, comecei a variar mais as receitas que faço. Anteriormente, as refeições eram pensadas demasiado em cima da hora. Isso levava a fazer quase sempre as mesmas coisas.
Hoje em dia, como penso as refeições com antecedência, consigo variar mais, mas também experimentar receitas novas e diferentes. Este Folhado de Alheira e Maçã não é uma receita habitual cá de casa, mas é a receita certa para um dia de fim de semana. É aquela receita para se fazer nos dias em que estamos mais descansados, mais relaxados e queremos uma refeição que saiba bem, dê trabalho q.b. e seja diferente.
Em algumas festas, costumo fazer os Folhados de Alheira, porque gostamos bastante de enchidos (apesar de consumirmos com moderação) e porque a alheira com a massa folhada é uma boa combinação. Quando encontrei este Folhado de Alheira e Maçã pensei que a mistura da acidez da maçã verde ficaria bem com a alheira e, efetivamente, resulta muito bem.
Apesar de poder pensar que esta é uma receita difícil de fazer, na verdade, não tem grande ciência. Precisa apenas de fazer um refogado, misturar as maçãs com a alheira, colocar na massa, ter algum cuidado ao fechar a massa numa espécie de rolo e levar ao forno. Como vê não tem grande dificuldade.
Ingredientes do Folhado de Alheira e Maçã
- 1 folha de massa folhada retangular;
- 1 alheira de caça;
- 2 maçãs verdes;
- 1 ovo batido;
- 1 cebola;
- Azeite q.b.;
- Oregãos q.b.
Preparação do Folhado de Alheira e Maçã
- Começa por pré-aquecer o forno a 180º, cortar as 2 maçãs em cubos e preparar 1 alheira: retira a pele e desfá-la com um garfo. Depois, faz o refogado com 1 cebola cortada finamente e um pouco de azeite.
- Quando a cebola estiver translúcida, acrescenta as maçãs. Ao juntar as maçãs, podes acrescentar também um pouco de água. Deixa cozinhar em lume médio até as maçãs estarem molinhas.
- Por fim, acrescenta a alheira. Mexe tudo muito bem e deixa cozinhar durante mais alguns minutos. Desliga o lume e deixa arrefecer um pouco.
- Entretanto, prepara a massa folhada. Num tabuleiro de forno, coloca uma película anti-aderente (como esta), ou coloca spray desmoldante (para o folhado não agarrar) ou utiliza o papel vegetal que acompanha a massa.
- Coloca a massa folhada a meio do tabuleiro. Acrescenta a mistura de alheira e maçã na massa, sendo que a deves colocar do meio para uma das pontas, criando um rolo e deixando algum espaço a toda a volta para que possas “fechar” o folhado.
- Dobra a massa folhada sobre si e com um garfo calca a massa a toda a volta. Pincela a massa com 1 ovo batido e polvilha com orégãos. Leva ao forno cerca de 20 minutos ou até teres uma massa douradinha.
- Quando retirares do forno, deixa arrefecer um pouco antes de servir. Acompanha com uma salada.
- Pode usar farinheira, em vez de alheira. Terá um sabor mais forte, mas também agradável.
- Em vez de maçãs verdes, o folhado também resulta bem com maçã reineta.
- Em vez de oregãos, podes polvilhar a massa folhada com sementes de papoila ou sésamo.
Agora está na altura de ir fazer este saboroso Folhado de Alheira e Maçã que vai surpreender tudo e todos.
Partilhe e mostre esta sugestão a familiares e amigos, de certeza que vão adorar receber. Bom apetite!