Se, no Inverno, a tendência é fazer bolos para ao lanche acompanhar um chá quente, no tempo quente gosto de fazer sobremesas frescas, mais ou menos calóricas.
Já tenho algumas habituais e que todos cá em casa gostam muito, como a Bavaroise de Ananás ou o Tiramissù, mas desta vez apeteceu-me fazer uma receita nova. Há já algum tempo que queria experimentar e com o calor a chegar, decidi-me a fazer Pavê de Chocolate.
O Pavê é uma receita com origens no Brasil e há muitas variações da receita principal: com coco, com vários chocolates, com fruta, mas eu preferi fazer de chocolate. É uma receita bastante fácil de fazer e que resulta muito bem, principalmente, se queremos uma sobremesa fresca e cheia de sabor. Calorias? Podemos esquecer-nos delas por uns momentos.
Eu diria que o pavê é quase um primo do nosso Bolo de Bolacha: leva bolacha, tem várias camadas e também é ótimo servido fresquinho. No entanto, o pavê, além de natas, leva também leite condensado e amido de milho. Além disso, a camada de ganache confere-lhe um sabor achocolatado que casa muito bem com o creme branco
Ingredientes do Pavê de Chocolate
- 250 gr. de Bolacha Maria Torrada;
- 500 ml. de leite;
- 400 ml. de natas;
- 1 lata de leite condensado;
- 20. gr. de amido de milho;
- 1 folha de gelatina incolor;
- 1 gema de ovo;
- 1 col. de sopa de essência de baunilha;
- 100 gr. de chocolate de leite;
- 100 gr. de chocolate de culinária.
Preparação do Pavê de Chocolate
- Começa por colocar num tacho 500 ml. de leite e 20 gr. de amido de milho e mistura bem, até o amido estar dissolvido. Acrescenta 200 ml. de natas, 1 lata de leite condensado e 1 gema de ovo e mistura. Leva a lume médio sempre a mexer até começar a engrossar. Quando obtiveres um creme grosso, desliga o lume.
- Enquanto isso, prepara 1 folha de gelatina: coloca-a numa taça com água fria cerca de 5 minutos. Quando estiver mole, espreme a água e junta-a ao creme. Adiciona também 1 colher de sopa de essência de baunilha e mexe com uma vara de arames para ficar bem misturado. Deixa este creme arrefecer.
- Entretanto, coloca, num prato de sopa, leite para demolhar as bolachas e escolhe a taça onde vais montar a sobremesa.
- Começa por demolhar as bolachas maria e faz uma camada no fundo da taça / tabuleiro de vidro. Cobre as bolachas com o creme branco. Faz outra camada de bolacha maria demolhada em leite. Repete o processo até não teres mais creme. No meu caso, fiz 5 camadas de bolacha. Leva ao frigorifico cerca de 2 horas.
- Antes de retirares o doce do frigorífico prepara o ganache de chocolate. Começa por partir em pedaços pequenos 100 gr. de chocolate para culinária e 100 gr. de chocolate de leite. Coloca numa taça e reserva.
- Leva ao lume 200 ml. de natas, mas não deixes que fervam. As natas não devem ultrapassar os 80º (se conseguires verifica com um termómetro). Deita as natas por cima do chocolate partido em pedaços e mistura até teres uma mistura homogénea. Espera que arrefeça alguns minutos e depois deita por cima do doce. Volta a levar ao frigorífico cerca de 3 horas ou até perceberes que o doce está bastante firme. Depois é só apreciar!
Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem este Pavê de Chocolate.
Bom apetite!