in

Receita do Pudim de Açaí

Receita do Pudim de Açaí
Bernardino Receitas / Pudim de Açaí

Este é o Pudim de Açaí, feito com a polpa do fruto que, com exceção do povo brasileiro, muitas pessoas não o conhecem, por isso, vamos falar um pouco sobre ele para que as pessoas tomem conhecimento sobre esta deliciosa fruta.

O açaí é o fruto do açaizeiro, uma palmeira tipicamente tropical da região Amazônica que hoje é conhecido mundialmente, com ele prepara-se sumos, vinhos, doces, geleias, licores e gelados. Fora da região de origem a fruta é consumida em bebida, mixe de frutas, gelados, capsulas e energéticos.

Dentro do território brasileiro o Estado que lidera a produção do fruto é o Pará com quase 90% do mercado consumidor, e como não poderia deixar de ser, o Brasil é o grande produtor mundial responsável por 85% da oferta no mercado, apesar do açaí ser encontrado em outros Países da região Amazônica como a Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas.

A fruta faz sucesso no Brasil e no mundo por seus vários benefícios, dentre os quais: é rica em proteínas, fibras e lipídios, encontram-se também no açaí as Vitaminas C, B1 e B2, os minerais: fósforo, ferro cálcio entre outros minerais e vitaminas. Possui ação antioxidante no corpo humano sendo considerado o segundo maior antioxidante existente, ficando apenas atrás do cacau.

Na altura em que estive na Amazônia este foi um dos produtos que degustei e me conquistou, tanto o sumo quanto o gelado, pois possui um sabor peculiar e uma cor que chama muito a atenção, e assim que o encontrei a venda por aqui, resolvi comprar para preparar este delicioso pudim, que eu espero que goste.

Ingredientes do Pudim de Açaí

  • 397g Açaí
  • 4 Ovos
  • 397ml Leite condensado
  • Castanha do Pará a gosto
  • Caramelo líquido a gosto

Preparação do Pudim de Açaí

  1. No liquidificador adicione os ingredientes: os ovos, o leite condensado, e o açaí.
  2. Bata até ficar homogêneo.
  3. Unte a forma com o caramelo líquido, caso não possua o caramelo líquido, prepare o seu caramelo caseiro com o açúcar.
  4. Adicione por cima do caramelo a castanha do Pará triturada.
  5. E finalmente acrescente o preparado na forma.
  6. Tape com uma folha de alumínio e coloque num tabuleiro com água para cozer em banho maria.
  7. Leve ao forno pré-aquecido a 180° de temperatura por 40 minutos.
  8. Passado o tempo necessário de cozedura, retire o pudim do forno.
  9. Desenforme se preferir ou deixe arrefecer para depois, então, desenformar.
  10. Após desenformar o pudim, decore com um pouco mais de castanha do Pará triturada.

E assim está feita uma verdadeira tentação, fácil e muito saborosa! Sirva este pudim com muito amor porque vai fazer felizes quem mais gosta. Partilhe esta receita com os seus familiares e amigos para todos se podem deliciar. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Um Comentário

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita da Tarte de Maracujá que é uma tentação

Receita da Tarte de Maracujá que é uma tentação

Receita do Brownie de Batata Doce para comer sem culpa

Receita do Brownie de Batata Doce para comer sem culpa