O Dia da Madeira celebra-se a 1 de julho. Nesta data oficial celebra-se a autonomia da Região Autónoma da Madeira concedida por Portugal na Constituição Portuguesa de 1976, data em que a ilha ganhou poder legislativo.
Este dia é feriado na Região Autónoma da Madeira e é marcado pela realização de variadas atividades. É um dia de festividades e comemorações, onde os madeirenses celebram a sua identidade e cultura.
A população madeirense orgulha-se das suas tradições e costumes, e o Dia da Madeira é uma oportunidade de divulgar esses elementos. A mostra cultural e gastronómica é uma forma de dar a conhecer mais a essência madeirense.
Os restaurantes e bares locais preparam pratos típicos da culinária madeirense, com o famoso bolo do caco (um pão típico da região), a espetada madeirense e a muito conhecida poncha, uma bebida tradicional feita com aguardente de cana-de-açúcar, mel de abelha e sumo de limão.
Celebre também este dia com algumas especialidades da Madeira.
Bolo do Caco com Manteiga de Alho
Este Bolo do Caco com Manteiga de Alho que é um pedaço de paraíso.
Espetadas Tradicionais da Ilha da Madeira
A Ilha da Madeira possui uma gastronomia rica, saborosa, peculiar e bem tradicional como esta Espetada que é confecionada com carne de vaca, sal, louro, alho, e de seguida coloca-se para assar no ramo de loureiro que assume o papel de espeto.
Milho Tradicional da Ilha da Madeira
O Milho cozido é um prato secular genuíno da gastronomia madeirense, frequentemente encontramos nos restaurantes do arquipélago e serve como acompanhamento de carnes e peixes.
A Madeira é um local para visitar em qualquer altura do ano. As flores, a paisagem, as praias, a gastronomia, aliada à energia contagiante e a hospitalidade dos madeirenses vão deixar-lo rendido e a desejar voltar.