in

Dica para Fritar uma Alheira sem Rebentar

Dica para Fritar uma Alheira sem Rebentar
Bernardino Receitas / Fritar uma Alheira sem rebentar

A alheira é um produto tradicional português fumado com características únicas advindas das matérias primas utilizada em sua preparação, cuja elaboração é transmitida de geração em geração, este enchido é tradicional na nossa culinária, por isso, em 2011 participou de um concurso de gastronomia e foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa. A mais famosa das alheiras produzidas em nosso País é a de Mirandela que fica no Distrito de Bragança situada na Região Trás-os-Montes, seja porque é uma região produtora, ou seja porque ao produto foi atribuída a marca de certificação ETG (‘Especialidade Tradicional Garantida’).

Antigamente só se comia o enchido no Inverno, hoje come-se em qualquer altura do ano, basta apetecer consumi-la, tanto é verdade que, ela ganhou estatuto gourmet nos restaurantes pelos chefes de cozinha, pois sempre estão inventando formas originais de cozinhar a alheira.

Agora, falando especificamente da minha dica de fritar uma alheira sem esfarelar ou arrebentar, esta vai para as pessoas que nunca experimentaram preparar uma alheira frita ou para aquelas que já experimentaram e não deu certo porque arrebentou e esfarelou toda no óleo, veja como é bastante simples e fica inteira e perfeita para de seguida consumir como prato principal ou petisco. Veja a Receita das Alheiras Tradicionais e Caseiras e depois frite como lhe vou ensinar!

Ingredientes

  • 1 Alheira
  • Óleo para fritar

Preparação

  1. Com uma faca afiada corte a pele  da alheira toda a volta, de modo que só corte a pele. Da forma que é demonstrada no vídeo, e reserve.
  2. Numa frigideira ao lume, adicione óleo em uma quantidade que dê para tapar metade da alheira, e deixe aquecer.
  3. Quando o óleo estiver suficientemente quente, ponha o enchido para fritar.
  4. Frite-a de um lado, vire-a para fritar de ambos os lados.
  5. O tempo de fritura é mais ou menos 4 minutos.
  6. Depois de fritar, retire-a do óleo e coloque em papel absorvente para sair o excesso de óleo.

Este enchido pode ser servido como prato principal ou petisco, e a forma tradicional do seu consumo é grelhada, assada, frita, acompanhada geralmente por grelos e batatas cozidas, com legumes da época, batatas fritas, arroz e ovos fritos.

Experimente fritar a sua alheira com a minha dica e de certeza que não vai rebentar ou esfarelar! Partilhe a dica com os seus amigos e familiares para poderem comer o melhor da alheira. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 4.2 / 5. Votos: 78

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita das Broas Amanteigadas com Chocolate

Receita das Broas Amanteigadas com Chocolate

Receita do Pudim de Bolacha Maria

Receita do Pudim de Bolacha Maria