Ferreira do Zêzere tem um paraíso que volta a abrir portas aos visitantes este verão. A praia fluvial conhecida como o Lago Azul, fica na margem do rio Zêzere e é um ex-líbris da região.
Para além de ficar rodeada de uma área florestal encantadora, a praia fluvial ainda tem duas piscinas flutuantes, para crianças e adultos. Pode também experimentar diversos desportos náuticos, como passeios de gaivota, windsurf ou caiaque.
Esta praia recebeu mais uma vez o Galardão Qualidade de Ouro 2023 pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, que distinguiu a qualidade da água balnear das praias de portuguesas.
Bons motivos para visitar Ferreira do Zêzere
Ferreira do Zêzere é uma bonita vila localizada no centro de Portugal, que encanta pela sua paisagem natural deslumbrante e pelos seus recursos aquáticos. Para além do Lago Azul, que é uma das principais atrações de Ferreira do Zêzere, existem outros motivos de interesse.
Visite a península de Dornes, conhecida pela “Península Encantada”. É uma visita imprescindível e que deve ser feita sem pressas. Dornes foi vencedora das “7 Maravilhas de Portugal” na categoria Aldeias Ribeirinhas. Está rodeada pelas águas do Zêzere, e envolvida por uma paisagem deslumbrante cheia de misticismos e lendas. Passe pelo Castelo de Dornes, uma antiga fortaleza medieval onde poderá ter acesso às melhores vistas panorâmicas.
Além desses lugares, deve explorar a gastronomia local, com pratos tradicionais da região.
Bons pratos típicos para saborear em Ferreira do Zêzere
A gastronomia de Ferreira do Zêzere oferece uma variedade de pratos tradicionais e os sabores autênticos da região.
Tal como no passado, os javalis e o leitão são das principais iguarias do concelho.
Ferreira do Zêzere oferece ainda outros sabores que atualmente fazem as delícias dos visitantes e locais. O caso do cabrito assado, que é marinado com temperos tradicionais, como alho, louro e vinho branco, e uma carne macia e suculenta. É frequentemente servido com batatas assadas e acompanhado por vinho da região.
O lagostim também é um ex-líbris da gastronomia do Zêzere, tendo até direito, em abril, a um festival gastronómico.
Ferreira do Zêzere é ainda considerada a capital do ovo, desde 2009, e detentora do recorde do Guiness, com a maior omelete do mundo feita em 2012.
Quanto aos doces típicos, para além da tradicional tigelada, Ferreira do Zêzere tem ainda os bolos regionais, os Bons Maridos e Boas Esposas ou o delicioso Pudim de Abóbora.
Estas são algumas sugestões do que visitar em Ferreira do Zêzere. Aproveite a visita para desfrutar de atividades ao ar livre e descobrir a cultura local.