O Mercado Medieval de Óbidos decorre entre os dias 20 a 30 de julho de 2023. Este ano, o tema da edição é a “Guerra das Rainhas”, uma disputa entre as rainhas D. Matilde II e D. Beatriz, ambas casadas com D. Afonso III, no que foi o escândalo de bigamia do século XIII.
D. Matilde II, a repudiada, exercia forte influência junto da cúria de Roma e só após a sua morte e o nascimento dos filhos de D. Beatriz, o casamento se tornou reconhecido.
Durante o evento pode assistir a espetáculos, recriações históricas, acampamento militar, falcoaria, banquete real, entre outras experiências da época.
O Mercado Medieval de Óbidos está aberto de segunda a quinta, das 17h00 às 24h00, às sextas, das 17h00 às 02h00, aos sábados, das 11h00 às 02h00 e ainda aos domingos, das 11h00 às 24h00. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e têm um custo de 9 euros, para público em geral e 8 euros, para crianças dos 4 aos 11 anos.
A Gastronomia dos outros tempos
Na altura medieval diferentes práticas gastronómicas eram praticadas. A caça era uma das práticas, com a carne de caça a ser muito apreciada e consumida pela nobreza. Veados, javalis e lebres eram caçados para fornecer carne fresca e saborosa para as refeições.
O consumo de peixes também era comum, principalmente nas regiões próximas a rios ou ao mar. Salmão, trutas e enguias eram algumas das espécies consumidas.
O pão era um alimento básico na dieta medieval. Diferentes tipos de pães eram consumidos, desde pães brancos e escuros até pães mais elaborados, como o pão de centeio.