A Açorda é um prato tradicional português e a origem remonta a tempos antigos. Trata-se de um prato reconfortante feito com pão duro humedecido, alho, azeite e temperos.
Inicialmente, tratava-se de uma forma inteligente de aproveitar o pão. Com o passar dos anos, a receita foi-se aprimorando e ganhando diferentes variações regionais.
A base da açorda é feita a partir do pão duro, que é desfeito em pedaços pequenos e colocado numa tigela. Sobre o pão, é despejado um caldo quente, geralmente feito com água, alho e azeite, que irá amolecer e embeber o pão. Esse caldo pode ser enriquecido com outros ingredientes, como coentros, tomates, ovos e bacalhau, dando origem a diversas versões da açorda.
Uma das variações mais conhecidas é a Açorda de Marisco ou de Camarão. Também a Açorda Alentejana, é bastante popular. É preparada com coentros e alho, servida com um ovo escalfado e um fio de azeite por cima e muitas vezes juntando-lhe bacalhau.
Faça algumas das nossas receitas e diga-nos qual a melhor Açorda.
Açorda de Camarão
Faça a sua própria Açorda de Camarão para se deliciar com a sua família e amigos, tenho a certeza que todos vão adorar.
Açorda de Peixe
E que tal uma Açorda de Peixe? No verão, os sabores a mar sabem sempre bem.
Açorda de Cogumelos
Esta é uma receita muito simples de se fazer, maximiza o sabor dos cogumelos numa tradicional açorda portuguesa. Um prato de cozinha tradicional portuguesa no seu melhor.
Açorda de Bacalhau
Este é um prato muito fácil de fazer e ainda por cima económico! Portanto, se gosta de açorda e de bacalhau, está no sitio certo.
Açorda de Tomate
Esta Açorda de Tomate é mais um dos tão típicos e saborosos pratos alentejanos! Faz-se para aproveitamento de pão de véspera e do tomate que nesta altura abunda e é muito saboroso!