in

Receita da Fogaça de Santa Maria da Feira

Receita da Fogaça de Santa Maria da Feira
Colher de Pau e Salto Alto / Fogaça de Santa Maria da Feira

A 20 de janeiro é feriado municipal na nossa terra e este é o doce tradicional do dia, Fogaças de Santa Maria da Feira. Cá em casa não pode faltar! Pessoalmente, gosto da versão da fogaça mais doce e é essa a receita que escolhemos para hoje.

A Faztáfood também já tinha feiro esta receita, espreite a dela aqui. Como a Adelaide já explicou este bolo é cozido diariamente em várias casas de fabrico do Concelho e distingue-se dos tradicionais aprestos, quer no preparo, quer na forma como vai ao forno.

Ingredientes da Fogaça de Santa Maria da Feira

Fermento:

  • 100g farinha T55
  • 75ml água tépida
  • 25g fermento fresco ou 8g fermento seco

Massa:

  • 300g farinha T55
  • 80g açúcar
  • 75g manteiga com sal amolecida (não gosto de usar margarina nesta receita)
  • 2 ovos médios
  • 1 c. chá canela em pó
  • Raspa de 1/2 limão
  • Sumo de 1/2 limão
  • Ovo para pincelar

Preparação da Fogaça de Santa Maria da Feira

  1. Numa bacia dissolve-se o fermento na água morna e junta-se a farinha até formar uma massa mole. Cobre-se com película aderente e deixa-se levedar por 15 a 30 minutos.
  2. No fim desse tempo juntam-se os restantes ingredientes e amassa-se uma 30 a 40 vezes até a massa ficar lisa ou usa-se um robot para amassar. Coloca-se numa taça, cobre-se com película aderente e deixa-se crescer a massa por 1h30m.
  3. Quando estiver pronto, engordura-se a bancada e as mãos e faz-se um rolo comprido em forma de triângulo, isto é, mais fino numa das extremidades. 4 – Com as palmas das mãos espalma-se o rolo e enrola-se da parte mais larga para a mais fina para ficar com a forma de pirâmide.
  4. Cobre-se com um pano e coloca-se num local morno. Deixa-se crescer mais uma hora.
  5. No fim desse tempo, coloca-se num tabuleiro de forno sobre papel vegetal e pincela-se com ovo batido.
  6. Fazem-se 4 golpe não muito fundos no topo com uma tesoura de cozinha e espeta-se uma faca desde o topo até ao fundo pelo meio das torres que se abrem ligeiramente.
  7. Leva-se a forno nos 180ºC por 40 minutos. O tabuleiro deve ficar mais próximo do fundo para evitar queimar o topo da fogaça.

Espero que goste deste doce típico da nossa terra. Se quiser que os seus amigos e familiares também se possam deliciar com esta receita só tem de partilhar a partir dos botões ai em baixo! Bom apetite.

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Colher de Pau e Salto Alto

O Colher de Pau e Salto Alto existe desde 2014 e foi criado, inicialmente, para ser um livro de receitas que eu (Vânia Baptista) partilhava com os amigos. A dada altura os amigos sugeriram que fizesse vídeos das receitas para que fosse mais fácil entender o procedimento e assim surgiu o canal do YouTube com os primeiros vídeos. Tudo muito básico, quase rudimentar!

Muito mais tarde, no dia 3 de outubro de 2020, o Colher de Pau e Salto Alto recebeu uma renovação completa com a entrada da Cátia Oliveira. Uma menina muito simpática e cheia de vontade de cozinhar coisas boas! O blog foi então renovado e os vídeos reeditados, trazendo uma nova imagem, mais fresca e simpática, ao Colher de Pau e Salto Alto.

Não somos cozinheiras profissionais, nem tão-pouco fazemos disto profissão, mas adoramos cozinhar e experimentar coisas novas. O canal do YouTube é um passatempo com o qual nos divertimos imenso a gravar. Adoramos as mensagens de carinho que recebemos dos nossos seguidores, até mesmo as sugestões ou críticas porque nos ajudam a crescer e a melhorar o nosso conteúdo de modo a que o nosso trabalho possa ajudar alguém de alguma forma porque nunca se esqueçam que “Cozinhar é só uma forma diferente de amar!” 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Peito de Pato Assado

Receita de Peito de Pato Assado

Receita do Requeijão Caseiro muito fácil

Receita do Requeijão Caseiro muito fácil