in

Receita de Arraia para Acompanhamentos

Receita de Arraia para Acompanhamentos
Bernardino Receitas / Arraia para Acompanhamentos

A Arraia é também conhecida por Raia é um peixe cartilaginoso de gosto particular muito popular no receituário tradicional português, em algumas receitas é insubstituível como na caldeirada, na raia alhada, prato típico do Algarve, ou mesmo na forma simples, frita numa agradável e estaladiça surpresa.

É um ingrediente clássico na culinária francesa, muito comum no menu dos bistrôs, e a receita mais popular servida por eles é a raie au beurre noir (arraia com manteiga negra). Na Espanha, a arraia chega à mesa em tapas (aperitivos), e na Inglaterra, dá certa nobreza ao banal fish and chips, o peixe frito com batata frita, consumido pelos ingleses.

Na mesa dos brasileiros ela foi desprezada durante décadas, seja porque quando pescada, os pescadores a devolviam ao mar ou ofereciam a famílias mais desfavorecidas que as suas, ou porque não havia lugar para o peixe nos cardápios mais elegantes. Felizmente o hábito culinário do brasileiro vem mudando ao longo dos anos, e a raia ou arraia vem dando um toque exótico aos cardápios contemporâneos, e o prestígio do peixe tem crescido expressivamente no País.

Para os que nunca degustaram a arraia ou raia, comece a preparar esta receita que vos apresento de Arraia para Acompanhamentos que é bem prática, fácil de preparar, e o melhor de tudo, muito saborosa.

Ingredientes da Arraia para Acompanhamentos

  • 2 Postas de arraia ± 400g 
  • Farinha de milho para untar 
  • 1 Colher de sopa rasa de sal grosso 
  • Azeite para fritar 
  • 1/2 Limão
  • Pimenta a gosto 
  • 4 Dentes de alho amassados 

Preparação da Arraia para Acompanhamentos

  1. Comece temperando as postas da arraia com limão, pimenta moída e sal.
  2. Unte as postas na farinha de milho e reserve.
  3. Numa frigideira ao lume adicione o azeite até tapar o fundo, e aguarde aquecer.
  4. Quando o azeite tiver quente, adicione os dentes de alho amassados.
  5. Coloque as postas da raia para fritar e deixa-se fritar de ambos os lados.
  6. Quando ambos os lados estiverem fritos, tire as postas para o papel toalha para retirar o excesso de azeite.
  7. Sirva-se em seguida, espero que goste e bom apetite.

Já está, um acompanhamento ou refeição muito fácil e rápida! Vá buscar todos os ingredientes e depois faça e sirva para toda a família! Partilhe com todos os seus amigos para ambos poderem deliciarem-se com esta pequena maravilha. Bom apetite.

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 2

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Ovos Mexidos super cremosos

Receita de Ovos Mexidos super cremosos

Receita do Gelado de Boca Doce muito simples e baratinho

Receita do Gelado de Boca Doce muito simples e baratinho