in

Receita de Bacalhau à Lagareiro

Receita de Bacalhau à Lagareiro
Bernardino Receitas / Bacalhau à Lagareiro

A receita de hoje é o Bacalhau à Lagareiro, receita antiga da culinária portuguesa. Segundo as tradições, esta receita era preparada nas fogueiras próximas aos Lagares de Azeite, no final do mês de outubro, época em que se moíam as azeitonas e fazia-se azeite novo. O modo de preparação era bem peculiar, pois assava-se o bacalhau no brasa ou forno a lenha bem como as batatas e as cebolas, estas eram presas num arame e penduradas, assim que os ingredientes ficavam assados, juntava-se alho cru e regava-se com bastante azeite fresco tirado do lagar.

O seu principal ingrediente é justamente o azeite, pois quanto melhor a qualidade do azeite, mais saborosa será a receita. Hoje esta receita ganhou várias versões, a minha preparo no forno do fogão, pois onde moro não tenho possibilidade de assar as postas do bacalhau na brasa juntamente com as batatas, mas nem por isso a receita deixa de ser saborosa.

Ingredientes do Bacalhau à Lagareiro

  • 2 Postas de bacalhau
  • 700g Batata pequena
  • Azeite q.b.
  • 1 Ramo de salsa picado
  • Alho q.b.
  • Pimenta q.b.

Preparação do Bacalhau à Lagareiro

  1. Num tacho com água a ferver, adiciona-se uma colher de sopa de sal.
  2. Em seguida coloca-se as batatas, convém que as mesmas sejam pequenas. Deixe ferver por 20 minutos.
  3. Enquanto as batatas cozem, amasse os alhos com toda a casca de preferência. Reserve.
  4. Ponha o bacalhau num tabuleiro, porém, antes unte a gelha com óleo para o bacalhau não agarrar na grelha. Adicione um pouco  d’água no tabuleiro para não levantar muito fumo e leve ao forno por mais ou menos 20 minutos a 250ºC de temperatura.
  5. No fim de 20 minutos verifique se as batatas estão cozidas, espete com um garfo sempre pela maior, caso estejam, escorra e deixe arrefecer um pouco para em seguida esmurrar.
  6. Com as batatas em temperatura ambiente, esmurre para ficarem meio abertas, disponhas  num tabuleiro para levar em seguida ao forno.
  7. Passado os 20 minutos verifique se o bacalhau está assado de um lado, vire-o e leve ao forno por mais 10 minutos.
  8. Ao final do tempo, verifique se o bacalhau assou, se tiver assado, coloque o mesmo na parte de baixo no forno para manter a temperatura e em seguida as batatas para assar até ficarem louras.
  9. Enquanto as batatas estão a assar. Adicione numa frigideira o azeite que vai depender do gosto da pessoa e também da quantidade de pessoas que irão se servir, e os alhos amassados.
  10. Frite-os até ficarem louros e saboriar o azeite.
  11. No fim de 10 minutos as batatas já estão louras, retire-as do forno, e sirva juntamente com o bacalhau.
  12. Tempere o bacalhau no prato com bastante azeite e o alho frito, adicione por cima a salsa picada e  pimenta à gosto.

Para acompanhar este bacalhau aconselho um bom vinho branco. Agora vá buscar os ingredientes à sua dispensa e faça esta receita super fácil. Se achou esta receita uma verdadeira delícia não perca a oportunidade de a partilhar com os seus familiares e amigos. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 3.7 / 5. Votos: 3

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Costeletas à Salsicheiro

Receita de Costeletas à Salsicheiro

Receita da Tarte de Amendoim muito crocante

Receita da Tarte de Amendoim muito crocante