in

Receita de Bacalhau com Cebolada

Receita de Bacalhau com Cebolada
Bernardino Receitas / Bacalhau com Cebolada

O bacalhau é um peixe que deveria ser consumido com mais frequência pela população mundial por ser de fácil digestão, fonte de minerais e Vitaminas do complexo B, rico em Ômega-3, é considerado um peixe magro, no entanto, comer bacalhau fora de Portugal é muito caro, só a título de informação, e para constatar que isso é verdade, comprei  a pouco tempo um bacalhau inteiro com mais ou menos 3kg por £ 32 aqui onde vivo, é caro como já disse, porém, como sou português não posso ficar muito tempo sem degustar esta maravilha.

O peixe é consumido nos mais diversos restaurantes do mundo, utilizado na alta gastronomia é quase que uma unanimidade entre seus consumidores e isso acontece porque no seu processo secular de cura tradicional não são adicionadas substâncias químicas, realiza-se tudo de forma natural, conservando-se as suas propriedades nutricionais, bem como o aroma, a textura e o sabor.

Aos que olham o preço do produto hoje e o acha caro, e eu me incluo, não faz ideia que ele já foi considerado por muito tempo em Portugal o alimento do pobre, com o passar dos anos houve uma mudança significativa no hábito alimentar do nosso povo e o peixe passou a ser considerado comida de rico, mais ainda assim, é um dos alimentos mais consumidos e apreciados por nosso povo, não é à toa que o elegemos o nosso “fiel amigo”, e possuímos mil e uma receitas cujo principal ingrediente é o peixe.

O bacalhau pode ser confecionado de forma saudável como a receita de Bacalhau cozido com legumes tradicional e natalício ou pode ser com adição de produtos como natas, manteiga, maionese ou óleo, o que modifica o valor calórico do peixe, pois a gordura ideal para o peixe é o velho e bom azeite. A receita de hoje é um Bacalhau com Cebolada!

Não tão menos importante quando se trata do bacalhau é o processo de demolha do peixe cujo objetivo é reidratar os tecidos e retirar o excesso de sal, com a demolha o peixe torna-se agradável ao paladar e retoma a sua a textura característica que uma vez cozido permite a separação das lascas.

Ingredientes do Bacalhau com Cebolada

  • 2 Postas de bacalhau (± 400g cada)
  • 2 Ovos
  • Farinha de trigo
  • 5 Dentes de alho esmagados
  • 3 Cebolas grandes, cortadas as rodelas
  • 1 Folha de louro
  • 1 Colher de sopa de puré de tomate
  • 2 Colheres de sopa de calda de pimentão
  • Azeite
  • Coentros picados a gosto
  • Açafrão a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Azeitonas a gosto

Preparação do Bacalhau com Cebolada

  1. Comece a bater os ovos e reserve.
  2. Passe as postas pelos ovos e de seguida pela farinha de trigo.
  3. Numa frigideira ao lume adicione uma boa quantidade de azeite até tapar a metade das postas do bacalhau.
  4. Acrescente os dentes de alho esmagados no azeite e os frite até ficarem dourados.
  5. Assim que os alhos estiverem dourados, retire-os do azeite e reserve.
  6. No azeite quente com o aroma a alho, adicione as postas de bacalhau para fritar de ambos os lados.
  7. Quando as postas estiverem fritas, retire-as para um recipiente forrado com papel absorvente.
  8. Em outra frigideira ao lume, adicione um pouco do azeite que fritou o bacalhau, e de seguida acrescente um pouco mais de azeite novo para completar.
  9. Acrescente a cebola, a calda de pimentão, o puré de tomate, uma pitada de sal, a folha de louro, o açafrão, a pimenta, mexa para misturar os ingredientes e deixe cozer até a cebola ficar macia.
  10. Passado alguns minutos adicione um pouco d’água e aguarde até a cebola ficar macia.
  11. Sempre mexendo, diminua o lume para o mínimo.
  12. Assim que a cebola estiver macia, desligue o lume e prepare os pratos.
  13. Disponha no prato primeiramente a posta de bacalhau, o acompanhamento que foi preparado, por cima da posta e do acompanhamento a cebolada e o molho, os dentes de alho torrados, os coentros e para finalizar as azeitonas.

Não se esqueça de partilhar esta delícia com os seus amigos e familiares, de certeza que vão adorar! E já agora se estiver a gostar do tipo de conteúdo pode clicar em Seguir no botão azul que encontra aí em baixo para ficar a par de TODAS as novidades! Bom apetite.

Classificação da receita

Classificação média 3.6 / 5. Votos: 5

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita dos Biscoitos de Natas rápidos e fáceis

Receita dos Biscoitos de Natas rápidos e fáceis

Receita do Semifrio de Maracujá que é uma tentação

Receita do Semifrio de Maracujá que é uma tentação