Por cá adoramos fazer bolachas! É uma atividade muito relaxante e a casa fica impregnada de um cheiro delicioso. Estas são básicas, com textura macia e que se desfaz na boca. Valem mesmo a pena!
Já sabe do que estamos a falar? É isso mesmo, hoje fizemos a taõ conhecida Bolacha Húngara.
Gostam deste tipo de bolacha?! Que tem uma textura diferente mas tão deliciosa que até é difícil de explicar? Apesar desta receita parecer complicado e muito trabalhosa até não o é, basta ter alguns ingredientes e pensar no resultado final delicioso.
Então venham connosco para conhecer a receita!
Ingredientes da Bolacha Húngara
- 3 gemas cozidas
- 75g açúcar amarelo
- 100g manteiga sem sal (não usem margarina)
- 150g farinha T55 sem fermento
- 50g amido de milho
- 80g chocolate meio amargo
Preparação da Bolacha Húngara
- Leva-se ao lume um tacho com água e deixa-se levantar fervura. Colocam-se os ovos e deixam-se cozer por 8 ou 9 minutos. Depois desse tempo, retiram-se e colocam-se em água fria por alguns minutos. Descascam-se e com cuidado separam-se as gemas das claras. Reservam-se as gemas. Guardam-se as claras no frigorífico e podem aproveitá-las para juntar a uma salada fria, por exemplo.
- Bater a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa.
- Passam-se as gemas por uma peneira e juntam-se à mistura cremosa batendo para incorporar.
- Junta-se a farinha e o amido de milho e mistura-se com as mãos. Forma-se uma bola, envolve-se em película aderente e leva-se ao frigorífico por cerca de 20 minutos.
- Após esse tempo e estende-se a massa com um rolo. A massa deve ficar com a altura de cerca de 1cm pois as bolachas não crescem. Não devem ficar muito finas. Como a massa é quebradiça, deve-se usar um molde para cortar as bolachas e voltar a juntar a massa, tornando-a a estender tantas vezes quantas seja necessário até terminar a massa.
- Forrar um tabuleiro com papel vegetal e dispor as bolachas. Deixar cozer, em forno pré-aquecido nos 200ºC por cerca de 8 minutos. Devem ficar levemente douradas. Deixar arrefecer.
Nota: Para que as bolachas fiquem mais brilhantes, devem pincelar-se com gema de ovo antes de ir ao forno. - Derrete-se o chocolate em banho-maria no qual se mergulham as bolachas até metade. Colocam-se sobre o papel vegetal ou grelha e deixam-se secar. Podem levar-se ao frigorífico para que o chocolate solidifique mais rápido.
Espero que goste desta receita de Bolacha Húngara . Uma excelente opção para aqueles dias em que nos apetece um doce muito saboroso.
Se quiser que os seus amigos e familiares também se possam deliciar com esta receita só tem de partilhar a partir dos botões ai em baixo! Bom apetite.