A caipirinha é uma bebida típica do Brasil e conhecida mundialmente, a sua versão original contém os seguintes ingredientes: limão, cachaça (água ardente) e açúcar, estes ingredientes que fazem parte da receita tradicional estão descritos no art. 68, § 5º, da Lei nº. 8.918, de julho de 1994, regulamentada através do Decreto Lei nº 6.871 de 2009, por isso, é considerada um patrimônio cultural brasileiro, porque a sua receita original encontra-se prevista em lei.
Como a criatividade do brasileiro é bastante grande, e mesmo os clássicos podem receber novas versões com o passar dos tempos, e não poderia ser diferente com a caipirinha que hoje existem inúmeras variações do drinque, inclusive com adição de outros ingredientes, como por exemplo, o uso de frutas da época, o uso de especiarias tais como: cravo, gengibre, manjericão, alecrim, hortelã, açúcar de baunilha, cana de açúcar, pimenta dedo de moça, entre outras. A versão que pode receber uma destas especiarias é chamada de Caipirinha Gourmet.
A bebida é originária do interior do Estado de São Paulo , mais especificamente da cidade de Piracicaba, como teve sua origem no interior e quem nasce no interior paulista é chamado de caipira, logo, o drinque seguiu a mesma lógica ao chegar nas grandes cidades do Brasil, pois recebeu a denominação de caipira no diminutivo, ou seja, surgiu o nome caipirinha que ficou conhecido por todos os brasileiros e famosa mundialmente.
Falando especificamente desta receita de caipirinha que é preparada com limão, cachaça (água ardente), gengibre e mel, o seu idealizador a chamou de Caipimel, por substituir o açúcar pelo mel de abelha ou mel medicinal na sua preparação, bem como, leva outro ingrediente que a caipirinha tradicional não possui que é o gengibre, deixando-a picante, por isso pode-se dizer que esta também faz parte da versão gourmet da bebida.
Experimente você também e prepare a sua caipirinha, pois depois que eu aprendi esta receita só preparo a minha caipirinha com esses ingredientes, porque gosto imenso do sabor picante que o gengibre proporciona ao drinque, principalmente nesta altura, e no inverno que é muito bom tomar um cálice para aquecer o corpo. Quanto aos ingredientes, confesso que não é muito fácil encontrar a cachaça Pitú e o mel medicinal por não morar no Brasil, entretanto, substituo a cachaça (água ardente) por outra marca, porque é opcional o uso dessa marca pelo criador da cachaça, ou seja, é questão de gosto pessoal, e o mel quando não encontro o medicinal uso o comum e posso lhes garantir que fica tal e qual a receita original.
Ingredientes da Caipirinha
- 3 Colheres de sopa rasa de gengibre ralado
- 250ml de suco (sumo) de limão
- 250ml de mel
- 500ml de cachaça (água ardente)
Preparação da Caipirinha
- Comece a receita ralando o gengibre e reserve.
- Retire o sumo dos limões.
- Num recipiente com tampa, adicione o suco (sumo) dos limões, o mel, o gengibre ralado, e misture todos os ingredientes.
- Adicione por último a cachaça aos pouco e vá misturando até a quantidade necessária para esta receita.
- Misture tudo muito bem e leve à geladeira (frigorifico) para gelar.
- Assim que ficar gelada a Caipimel, está pronta para ser consumida.
- Lembrando que, para quem quiser o drinque mais picante, recomenda-se misturar o gengibre ralado juntamente com a cachaça no dia anterior, ou seja, 24 horas antes. Deixa-se a preparação em infusão na geladeira (frigorifico), e no dia em que for consumir a caipirinha, 1 hora antes, mistura-se o suco (sumo) de limão e o mel.
E agora já tem uma bebida bem refrescante para o próximo fim de tarde de verão. Tem mesmo de experimentar esta receita. Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem esta receita. Bom apetite!