in

Receita de Caipirinha

Receita de Caipirinha
Bernardino Receitas / Caipirinha

A caipirinha é uma bebida típica do Brasil e conhecida mundialmente, a sua versão original contém os seguintes ingredientes: limão, cachaça (água ardente) e açúcar, estes ingredientes que fazem parte da receita tradicional estão descritos no art. 68, § 5º, da Lei nº. 8.918, de julho de 1994, regulamentada através do Decreto Lei nº 6.871 de 2009, por isso, é considerada um patrimônio cultural brasileiro, porque a sua receita original encontra-se prevista em lei.

Como a criatividade do brasileiro é bastante grande, e mesmo os clássicos podem receber novas versões com o passar dos tempos, e não poderia ser diferente com a caipirinha que hoje existem inúmeras variações do drinque, inclusive com adição de outros ingredientes, como por exemplo, o uso de frutas da época, o uso de especiarias tais como: cravo, gengibre, manjericão, alecrim, hortelã, açúcar de baunilha, cana de açúcar, pimenta dedo de moça, entre outras. A versão que pode receber uma destas especiarias é chamada de Caipirinha Gourmet.

A bebida é originária do interior do Estado de São Paulo , mais especificamente da cidade de Piracicaba, como teve sua origem no interior e quem nasce no interior paulista é chamado de caipira, logo, o drinque seguiu a mesma lógica ao chegar nas grandes cidades do Brasil, pois recebeu a denominação de caipira no diminutivo, ou seja, surgiu o nome caipirinha que ficou conhecido por todos os brasileiros e famosa mundialmente.

Falando especificamente desta receita de caipirinha que é preparada com limão, cachaça (água ardente), gengibre e mel, o seu idealizador a chamou de Caipimel, por substituir o açúcar pelo mel de abelha ou mel medicinal na sua preparação, bem como, leva outro ingrediente que a caipirinha tradicional não possui que é o gengibre, deixando-a picante, por isso pode-se dizer que esta também faz parte da versão gourmet da bebida.

Experimente você também e prepare a sua caipirinha, pois depois que eu aprendi esta receita só preparo a minha caipirinha com esses ingredientes, porque gosto imenso do sabor picante que o gengibre proporciona ao drinque, principalmente nesta altura, e no inverno que é muito bom tomar um cálice para aquecer o corpo. Quanto aos ingredientes, confesso que não é muito fácil encontrar a cachaça Pitú e o mel medicinal por não morar no Brasil, entretanto, substituo a cachaça (água ardente) por outra marca, porque é opcional o uso dessa marca pelo criador da cachaça, ou seja, é questão de gosto pessoal, e o mel quando não encontro o medicinal uso o comum e posso lhes garantir que fica tal e qual a receita original.

Ingredientes da Caipirinha

  • 3 Colheres de sopa rasa de gengibre ralado
  • 250ml de suco (sumo) de limão
  • 250ml de mel
  • 500ml de cachaça (água ardente)

Preparação da Caipirinha

  1. Comece a receita ralando o gengibre e reserve.
  2. Retire o sumo dos limões.
  3. Num recipiente com tampa, adicione o suco (sumo) dos limões, o mel, o gengibre ralado, e misture todos os ingredientes.
  4. Adicione por último a cachaça aos pouco e vá misturando até a quantidade necessária para esta receita.
  5. Misture tudo muito bem e leve à geladeira (frigorifico) para gelar.
  6. Assim que ficar gelada a Caipimel, está pronta para ser consumida.
  7. Lembrando que, para quem quiser o drinque mais picante, recomenda-se misturar o gengibre ralado juntamente com a cachaça no dia anterior, ou seja, 24 horas antes. Deixa-se a preparação em infusão na geladeira (frigorifico), e no dia em que for consumir a caipirinha, 1 hora antes, mistura-se o suco (sumo) de limão e o mel.

E agora já tem uma bebida bem refrescante para o próximo fim de tarde de verão. Tem mesmo de experimentar esta receita. Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem esta receita. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita da Francesinha Tradicional e Vegetariana com direito a molho

Receita da Francesinha Tradicional e Vegetariana com direito a molho

Receita de Pão de Amêndoa para usar nos hambúrgueres

Receita de Pão de Amêndoa para usar nos hambúrgueres