in

Receita de Mexilhões com Esparguete

Receita de Mexilhões com Esparguete
Bernardino Receitas / Mexilhões com Esparguete

Toda a gente sabe que eu gosto imenso de esparguete, tenho várias receitas que leva o carboidrato como um dos ingredientes principais, já falei aqui isso, e também disse os motivos, dentre os quais, a rapidez no preparo, por ser versátil, acompanha e combina com diversas proteínas. E a proteína escolhida para esta receita foi o mexilhão, a receita é Mexilhões com Esparguete.

Mas conhece o mexilhão ou já teve oportunidade de degustar alguma vez? O mexilhão é um Molusco Bivalves, possui o corpo mole e coberto por duas conchas iguais, no caso deste molusco a concha é pontiaguda de um lado e arredondada do outro, de cor geralmente azulada para preto, podendo ter várias nuances amareladas.

Comer mexilhão faz muito bem para a saúde pois é fonte de vitaminas do complexo B e de minerais como o ferro, o iodo, o magnésio, além do alto teor de potássio, é um alimento saudável e faz muito bem para o coração, a sua gordura, quando a possui, contém Ômega 3, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Para que o mexilhão mantenha todas essas propriedades nutricionais, o ideal é comprar o molusco intacto dentro da sua concha, uma vez que conchas quebradas ou abertas devem ser descartadas, pois isso representa indícios que o fruto do mar não está mais vivo.

A sua preparação é bem simples, penso que toda gente sabe fazer, feita através de rápido cozimento, sempre dentro da sua concha, pelos motivos acima mencionados, além desta lhe dá um sabor extra e garantir a suculência e a textura ideal na hora de se consumir.

Ingredientes dos Mexilhões com Esparguete

  • 400g Mexilhões
  • 200g Cogumelos cortados em pedaços
  • 250g Esparguete
  • Azeite a gosto
  • 284ml Creme de leite (ou natas)
  • 1 Colher de sopa de puré de tomate
  • 2 Folhas de louro
  • 1 Colher de chá de colorau picante
  • Sal a gosto
  • Coentros picados a gosto
  • 2 Colheres de chá de massa de alho
  • 1 Cebola média picada

Preparação dos Mexilhões com Esparguete

  1. Num tacho ao lume com água a ferver, adicione o esparguete, o sal, e deixe cozer.
  2. Em outro tacho, adicione uma quantidade de azeite até tapar o fundo, acrescente a cebola e deixe fritar até ficar macia.
  3. Assim que a cebola estiver macia, acrescente os outros ingredientes.
  4. Diminua o lume e acrescente os mexilhões, os cogumelos, as folhas de louro partidas ao meio, a massa de alho, o colorau com picante e o purê de tomate.
  5. Mexa os ingredientes para envolver nos temperos, adicione o sal e deixe cozer por 8 minutos
  6. Passado o tempo estipulado, adicione o creme de leite, e deixa-se cozer por 5 minutos.
  7. Após os 5 minutos, adicione o esparguete no preparo, envolva tudo muito bem, e deixe cozer por 3 minutos em lume brando
  8. Passado o referido tem, retifique o sal, desligue o lume e prepare os pratos.
  9. Antes de se servi, decore com os coentros picados por cima.

Agora é a hora de prepararmos esta deliciosa receita caseira de Mexilhões com Esparguete diversificar o seu cardápio em casa. Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem esta receita. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Um Comentário

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Lasanha à Bolonhesa

Receita de Lasanha à Bolonhesa

Receita de Frango à Brás à minha moda

Receita de Frango à Brás à minha moda