Hoje é dia de fazer um Pão de Trigo e Alfarroba, conhece o fruto da alfarrobeira?
A excelência do fruto vem da semente de que se extrai a goma, constituída por hidratos de carbono que possuem uma elevada qualidade como espessante, estabilizante, emulsionante e múltiplas utilizações nas indústrias alimentar, farmacêutica, têxtil e cosmética.
Mas, a semente representa apenas 10% da vagem e a polpa é utilizada na alimentação animal e, devido ao seu sabor e características bioquímicas, pode ter muitas aplicações culinárias.
Pode fazer uma bela sanduíche com este pão, basta rechear com queijo, fiambre, bacon tostado no forno, ovos e maionese, fica ótimo, experimente!
Ingredientes do Pão de Trigo e Alfarroba
- 375g farinha trigo T65;
- 125g farinha alfarroba;
- 450ml de água tépida;
- 10g de sal;
- 10g de açúcar;
- 20g fermento de padeiro fresco (ou 10g de fermento seco… ou 200g de massa mãe).
Preparação do Pão de Trigo e Alfarroba
- Misture a água morna com o fermento e o açúcar. Mexa até diluir, usando uma colher de pau, e deixe a repousar uns minutos (10 a 15).
- Num recipiente grande coloque as farinhas e o sal. Abra um buraco no centro da farinha e verta lá a água fermentada.
- Com a mão vá envolvendo até que tudo esteja bem misturado. Não é preciso amassar nada, apenas misturar até que a farinha absorva toda a água.
- Cubra com um pano e deixe levedar 2 a 3h, ou até que a massa tenha, no mínimo, duplicado de tamanho (a minha triplicou).
- Numa superfície, bem enfarinhada, despeje a massa levedada. Puxe uma ponta da massa até ao centro e depois a outra. Repita esta operação algumas vezes, polvilhando com farinha de trigo, até que a massa ganhe consistência.
- Divida a massa em 2 partes iguais e depois de ter os pães moldados, deixe a massa repousar.
Coloque os pães num tabuleiro, forrado com papel vegetal ou tapete anti aderente e polvilhado com farinha. - Leve ao forno pré-aquecido a 240ºC, durante 45 minutos ou até que esteja cozido.
NOTA: esta massa é muito mole, pelo que terá que ser trabalhada com algum cuidado. Vá polvilhando sempre, enquanto molda os pães. Coloquei uma taça com água no forno, para libertar humidade enquanto o pão cozia.
Depois de ter esta minha sugestão de Pão de Trigo e Alfarroba tem mesmo de experimentar e deliciar-se.
Se gostar do resultado final envie a receita a quem mais gosta e, de certeza, que vão adorar receber esta receita. Bom apetite!