As Petingas são filhotes de sardinha cujo tamanho é inferior a 11cm, a espécie é muito encontrada no continente Europeu, porém existe uma altura do ano que a venda para a comercialização é proibida em alguns países. Como por exemplo Portugal, esta é uma regra que visa manter a sustentabilidade dos oceanos. Aqui no Reino Unido encontramos o peixe a venda congelado nos shops, porém, como todos devem saber não possui a mesma qualidade de quando comprado fresco, mas dá para matar um pouco a saudade e lembrar de Portugal.
Come-se o peixe de várias formas, frito, assado no forno ou na brasa, escabeche e já vi receita com o nome de arroz de petingas, logo, dá para preparar a receita que apetecer ao gosto de quem a prepara.
Frito ele combina muito bem com arroz de tomate, arroz de cenoura, arroz de feijão, favas temperadas no prato, feijão frade temperado no prato, arroz de brócolis, entre outros acompanhamentos. Confesso que gosto mais das Petingas Fritas, uma vez que elas ficam crocante (estaladiças), sequinhas e come-se de uma vez só, até as espinhas. Desta forma, também, pode servir o peixe como petisco que fica uma delícia, acompanhado de bebida gelada ou quente.
Apresento a receita de Petingas Fritas, por ser mais comum e usual prepararmos o peixe assim, e o acompanhamento, como eu disse, fica a critério de cada um, apenas deixei algumas ideias de acompanhamentos que combinam perfeitamente com esta deliciosa receita. Vamos, agora à preparação que é muito fácil.
Ingredientes das Petingas Fritas
- 1Kg Petingas
- Farinha de trigo para passar nas petingas
- Limão
- Sal a gosto
Preparação das Petingas Fritas
- Comece temperando o peixe com umas gotas de limão e sal, envolva os ingredientes nas petingas, porém, não mexa muito para o peixe não fica moído.
- Adicione novamente algumas gotas de limão e umas pedras de sal no peixe para finalizar.
- Numa bandeja ou recipiente, adicione uma boa quantidade de farinha de trigo.
- Enfarinhe as petingas, ou seja, passe na farinha de trigo.
- Frite-as em óleo quente, numa frigideira elétrica ou comum.
- Assim que estiverem fritas, retire da frigideira, deixe escorrer o excesso de óleo antes.
- Adicione de seguida num recipiente coberto com papel toalha.
- Faça o mesmo processo, até terminar de fritar o peixe.
- Após frito o peixe, sirva-se, com o acompanhamento que melhor lhe apetecer.
E pronto já está, com poucos ingredientes e de forma bastante económica consegue ter uma refeição muito deliciosa e cheia de sabor! Partilhe esta receita com quem mais gosta, familiares e amigos. Bom apetite!