in

Receita de Polvo Temperado no Prato

Receita de Polvo Temperado no Prato
Bernardino Receitas / Polvo Temperado no Prato

Bem, penso que não é novidade para ninguém que eu aprecio muito o polvo, e como podem perceber tenho várias receitas publicadas no site, cujo polvo é o ingrediente principal. E por isso a receita de hoje é Polvo Temperado no Prato!

Como já mencionei noutra receita, comer polvo é saudável porque o molusco é muito nutritivo e pouco calórico, logo, quem poder preparar para o seu almoço ou jantar, adicione este fruto do mar ao seu cardápio, bem como na dieta alimentar, sem preconceitos, você irá perceber o quanto ele é saboroso.

Sei que cozer o polvo antes de preparar a receita parece ser uma tarefa difícil, mas não é! Só precisamos ter conhecimentos de certos truques na hora de coze-lo, para deixá-lo tenro e macio, e não com uma textura um tanto parecida a borracha.

Há quem o coza na panela de pressão com cebola e ervas aromáticas, por ser mais rápido o processo de cozedura. Outra forma de o cozer é mergulhar aos poucos na água a ferver, para que os músculos cedam com a diferença de temperatura, porém, a minha forma de coze-lo, é esta que ensino no vídeo, e a carne fica tenra e macia. Talvez leve mais tempo o processo de cozimento e, é necessário ficar verificando, espetando o garfo para ver se está cozido, e quando o garfo espetar com facilidade, é porque a carne encontra-se macia e o polvo está pronto para ser usado em qualquer receita que lhe apetecer.

Outra curiosidade sobre o polvo é que, quando cozido, a carne minga muito, ou seja, reduz pela metade, por exemplo: usei na receita somente os tentáculos do polvo, mais precisamente 1kg, no entanto, depois de cozido o seu tamanho diminuiu e isso é normal.

Ingredientes do Polvo Temperado no Prato

  • 1kg Polvo
  • 300g Grão de bico
  • 2 Batatas médias cortadas ao meio
  • 2 Ovos
  • 1 Cebola média
  • Salsa Picada q.b.
  • Cebola picada q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Azeite q.b.

Preparação do Polvo Temperado no Prato

  1. Coloque o polvo num tacho ao lume com 500ml d’água, e de seguida adicione a cebola cortada em cruz até o meio.
  2. Tape o tacho e aguarde o polvo cozer entre 30 a 35 minutos, ou até ele ficar tenro.
  3. Durante a cozedura, entretanto, vá virando o polvo e verificando a maciez da carne espetando-o com um garfo.
  4. Passados 20 minutos da cozedura do polvo, adicione num tacho ao lume com água, as batatas os ovos, e uma pitada de sal. Tape o tacho e deixe ferver.
  5. Após 5 minutos a ferver, retire os ovos, pois já estão cozido, e deixe as batatas cozerem por mais 15 minutos, se for o caso.
  6. Passado o tempo necessário do cozimento do polvo, verifique se já está tenro, se estiver desligue o lume e reserve.
  7. Após os 15 minutos verifique se as batatas estão cozidas, se estiverem, desligue o lume, e escorra as mesmas.
  8. Prepare o prato, com as batatas escorridas, o grão (previamente cozido), o polvo, o ovo cozido.
  9. Finalize com a salsa e a cebola picada, regue com azeite e uma pitada de pimenta moída.
  10. Sirva acompanhado de um bom tinto português.
  11. Espero que gostem e bom apetite

Faça e sirva esta refeição tão saborosa de Polvo Temperado no Prato. Vai ver que os seus convidados vão gostar muito. Partilhe com os seus familiares e amigos para que todos se possam deliciar. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 4 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita do Atum à Gomes de Sá delicioso

Receita do Atum à Gomes de Sá delicioso

Receita de Arroz de Atum com Legumes rápido e saboroso

Receita de Arroz de Atum com Legumes rápido e saboroso