in

Receita de Berbigão à Bernardino

Receita de Berbigão à Bernardino
Bernardino Receitas / Berbigão à Bernardino

É dia de preparar um delicioso petisco feito com este molusco chamado de Berbigão, com ele preparamos várias receitas, como: Berbigão de tomatada; Arroz de berbigão e lulas; Berbigão ensopado; Papas de berbigão, Rissóis de berbigão, etc, logo, não falta ideias na nossa culinária para preparar receitas com este saboroso e pequeno molusco.

Ele é tão importante na culinária portuguesa que todo mês de setembro acontece o Festival do Berbigão na cidade de Portimão, cidade que fica no Sul de Portugal, na região do Algarve, neste festival há diversos pratos confecionado com o saboroso bivalve que são preparados de forma simples e há quem o prepare somente com umas pedrinhas de sal.

Assim é este petisco, temperado e confecionado de forma simples, porém, com um delicioso molho para que seja degustado com pão caseiro, uma vez que petisco sem umas fatias de pão caseiro não é a mesma coisa, pelo menos para nós portugueses, pois é assim que comemos em casa, sem deixar de mencionar que o pão caseiro português é muito saboroso.

Também não podemos esquecer que quando se trata de petisco, a companhia de uma cerveja ou vinho é indispensável para estas ocasiões. Pode ser degustado durante a semana ou no fim de semana, basta apetecer.

Agora, após estas breves considerações, é hora de preparar o petisco de Berbigão à Bernardino, em menos de 20 minutos você estará degustando com seus familiares e amigos.

Ingredientes do Berbigão à Bernardino

  • 1Kg Berbigão
  • 1/2 Cebola média picada
  • 2 Dentes de alho picados
  • Azeite q.b.
  • 2 Colheres de chá de colorou picante
  • 1 Folha de louro
  • 50ml Vinho branco
  • Salsa q.b.
  • 1 Limão cortado ao meio
  • Fatias de limão para enfeitar

Preparação do Berbigão à Bernardino

  1. Num tacho ao lume adicione o azeite, a cebola picada, o alho picado, a folha de louro partida ao meio, o colorau, mexa e deixe refogar.
  2. Após refogar o preparado, acrescente o berbigão, mexa e adicione o vinho branco.
  3. Mexa em seguida e deixa-se cozer por 15 minutos ou até todas as conchas abrirem.
  4. Passado o tempo acima estipulado, verifique como está de sal o petisco, se tiver sal o suficiente, mexa e desligue o lume.
  5. Prepare os pratos, regue com o delicioso molho do petisco.
  6. Acrescente salsa picada ou coentros por cima do petisco e sumo de metade de um limão.
  7. Por fim decore com fatias de limão.

E em pouco tempo faz um petisco delicioso, rápido e fácil! Com certeza encantará todos os paladares, até os mais exigentes! Partilhe esta receita com os seus amigos e familiares para que também possam se deliciar com este petisco. Bom apetite!

Siga a nossa página para receber gratuitamente as melhores receitas no seu Facebook
Siga a nossa página para receber gratuitamente as melhores receitas no seu Facebook ➜

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita do Bolo de Banana fácil e saboroso

Receita do Bolo de Banana fácil e saboroso

Receita de Arroz Doce cremoso

Receita de Arroz Doce cremoso