in

Receita do Folar de Azeite de Ovos ideal para a Páscoa

Receita do Folar de Azeite de Ovos ideal para a Páscoa
As Receitas de Portugal / Folar de Azeite de Ovos

A Páscoa está quase a chegar, apesar de este ano ainda não podermos estar com quem mais queremos e gostamos as tradicionais não podem acabar. Hoje, vou-lhe dar a receita de um Folar de Azeite de Ovos para quem tem pouco tempo e para quem tem mais algum tempo dedicado à cozinha e quer um folar mais fofo.

A versão da correria é como explico no vídeo com fermento em pó e depois também dou a opção aqui em baixo se quiser usar fermento de padeiro que carece de fermentação e irá demorar mais tempo a levedar.

Ingredientes do Folar de Azeite de Ovos

  • 1 kg de farinha
  • 40 g de fermento de padeiro
  • 1 colher de sopa de sal
  • 10 a 12 ovos
  • 2,5 dl de azeite
  • 1 cálice de aguardente

Preparação do Folar de Azeite de Ovos

  1. Pré-aquecer o forno 200C.
  2. Dissolve-se o fermento num pouco de água tépida (1 chávena). Peneira-se a farinha com sal para um alguidar e faz-se uma cova no meio onde se deita o fermento. Mexendo em círculo, mistura-se o fermento com alguma farinha. Começam então a juntar-se os ovos, amassando.
  3. Ao décimo ovo, junta-se o azeite morno e a aguardente. Os restantes ovos só se adicionam se a massa os absorver.
  4. Considera-se que a massa está bem amassada quando se desprender do alguidar, não se agarrar às mãos e apresentar pequenas bolhas. Não deve ficar dura.
  5. Polvilha-se com um pouco de farinha, protege-se com um pano e põe-se a levedar em local temperado. Quando a massa tiver dobrado de volume, divide-se em porções. Estas quantidades dão geralmente dois bolos, que podem ser moldados em dois formatos: passam-se as mãos por azeite, moldam-se em bola e colocam-se em tabuleiros ligeiramente untados.
  6. Depois, sempre com as mãos untadas, com os dedos puxa-se a massa no cimo da bola de massa. Esta é uma maneira de tender.
  7. O outro modo consiste em achatar a bola de massa dando-lhe uma forma oval, dobrando-a ao meio, sem unir as beiras, deixando uma margem. Fica assim em forma de meia-lua.
  8. Reduza a temperatura do forno para 180C e deixe ate ficar dourados, cerca de meia hora.

Nota: A massa deve ficar bem amarela, efeito conseguido pela grande quantidade de ovos usada. A imprecisão da quantidade deve-se ao facto de no passado apenas serem usados ovos caseiros, de calibragem irregular.

E pronto, já lhe dei a receita do Folar de Azeite de Ovos com duas opções de fermento, ambas deliciosas mas se usar fermento de padeiro vai notar que o seu folar fica muito mais fofo, tem é de esperar mais tempo. Mas partilhe esta receita com os seus amigos e familiares para que também se possam deliciar com este delicioso folar. Bom apetite!

Siga a nossa página para receber gratuitamente as melhores receitas no seu Facebook
Siga a nossa página para receber gratuitamente as melhores receitas no seu Facebook ➜

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de As Receitas de Portugal

As Receitas de Portugal foi criado em 2014 com o propósito de oferecer receitas deliciosas e saudáveis e quando possível, tradicionais.. Por isso os bolos já incluem redução de açúcar. Vamos mostrar que é possível fazer comida boa em pouco tempo mas que os seus convidados vão pensar que passou todo dia na cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita da Açorda de Bacalhau

Receita da Açorda de Bacalhau

Receita do Bacalhau de Páscoa

Receita do Bacalhau de Páscoa