A Páscoa está quase a chegar, apesar de este ano ainda não podermos estar com quem mais queremos e gostamos as tradicionais não podem acabar.
Hoje, vou-lhe dar a receita de um Folar de Azeite de Ovos para quem tem pouco tempo e para quem tem mais algum tempo dedicado à cozinha e quer um folar mais fofo.
A versão da correria é como explico no vídeo com fermento em pó e depois também dou a opção aqui em baixo se quiser usar fermento de padeiro que carece de fermentação e irá demorar mais tempo a levedar.
Ingredientes do Folar de Azeite de Ovos
- 1 kg de farinha
- 40 g de fermento de padeiro
- 1 colher de sopa de sal
- 10 a 12 ovos
- 2,5 dl de azeite
- 1 cálice de aguardente
Preparação do Folar de Azeite de Ovos
- Pré-aquecer o forno 200C.
- Dissolve-se o fermento num pouco de água tépida (1 chávena). Peneira-se a farinha com sal para um alguidar e faz-se uma cova no meio onde se deita o fermento. Mexendo em círculo, mistura-se o fermento com alguma farinha. Começam então a juntar-se os ovos, amassando.
- Ao décimo ovo, junta-se o azeite morno e a aguardente. Os restantes ovos só se adicionam se a massa os absorver.
- Considera-se que a massa está bem amassada quando se desprender do alguidar, não se agarrar às mãos e apresentar pequenas bolhas. Não deve ficar dura.
- Polvilha-se com um pouco de farinha, protege-se com um pano e põe-se a levedar em local temperado. Quando a massa tiver dobrado de volume, divide-se em porções. Estas quantidades dão geralmente dois bolos, que podem ser moldados em dois formatos: passam-se as mãos por azeite, moldam-se em bola e colocam-se em tabuleiros ligeiramente untados.
- Depois, sempre com as mãos untadas, com os dedos puxa-se a massa no cimo da bola de massa. Esta é uma maneira de tender.
- O outro modo consiste em achatar a bola de massa dando-lhe uma forma oval, dobrando-a ao meio, sem unir as beiras, deixando uma margem. Fica assim em forma de meia-lua.
- Reduza a temperatura do forno para 180C e deixe ate ficar dourados, cerca de meia hora.
Nota: A massa deve ficar bem amarela, efeito conseguido pela grande quantidade de ovos usada. A imprecisão da quantidade deve-se ao facto de no passado apenas serem usados ovos caseiros, de calibragem irregular.
E pronto, já lhe dei a receita do Folar de Azeite de Ovos com duas opções de fermento, ambas deliciosas mas se usar fermento de padeiro vai notar que o seu folar fica muito mais fofo, tem é de esperar mais tempo. Mas partilhe esta receita com os seus amigos e familiares para que também se possam deliciar com este delicioso folar. Bom apetite!
Eu gosto muito desta massa de folar, aprendi com a minha mãe que a usava para fazer o folar com carnes de trás-os-montes, uma delícia! No entanto gosto de pesquisar outras sugestões. E, vou dar a minha opinião:
Acho que deveria fazer o vídeo de acordo com a descrição dos ingredientes apresentados, podendo na mesma ser em meia dose, porque o fermento diluído em 1 chávena, que não indica o tamanho, de água, faz toda a diferença para a quantidade de farinha, logo altera a receita toda, logo a massa com muito mais farinha vai ficar logicamente diferente. A mim não me afeta, pois já tenho noção das proporções sólidas e líquidas, mas para outras pessoas é aborrecido estarem a ter a despesa dos ingredientes e não obter o melhor resultado possível.
Este meu comentário não é destrutivo mas sim construtivo 😉
Meu Deus, agora é que reparo, a sua massa está pessimamente elaborada, desculpe que lhe diga, mas é a realidade. Eu acho que não tem mesmo jeito para a massa hehhehehhe…