O Festival Gastronómico ‘Sesimbra é Peixe’ continua a decorrer e até 18 de junho pode saborear as melhores receitas de peixe. Durante mais de um mês, os restaurantes de Sesimbra dão a conhecer os diversos pratos com o pescado local.
São mais de 40 receitas disponíveis que serão confeccionadas a propósito do certame, com peixe-espada preto, espadarte, tamboril, entre outros.
Receitas de pratos de peixes de Sesimbra
Mas se não conseguir ir ao festival gastronómico, deixamos aqui algumas sugestões de receitas que pode fazer em casa com os peixes mais apreciados de Sesimbra.
O Peixe-Espada Preto pode ser confecionado de várias formas. Esta receita tem como acompanhamento favas e ovo cozido, mas poderá dar um toque especial. Uma combinação clássica com o peixe-espada preto é acompanhá-lo com batatas cozidas ou fritas, legumes frescos ou salada. Outra opção popular é servir o peixe com um molho de manteiga e limão, que realça ainda mais o sabor do peixe.
O tamboril é também um dos peixes saborosos, que apesar de sua aparência peculiar, tem a carne branca e firme, com um sabor delicado e textura macia. Este peixe pode ser encontrado no Arroz de Tamboril, nas Cataplanas de Peixe ou Caldeirada.
Em Sesimbra também se celebra a semana da cavala. A cavala é um peixe saboroso e rico em ômega-3, o que lhe confere um sabor característico e um alto valor nutricional. É comum encontrar cavala fresca nas peixarias e nos restaurantes locais em Sesimbra.
Já se sabe que típico de Sesimbra temos o choco. Habitualmente, na região, a receita mais típica é de choco frito. O choco frito é frequentemente servido com batatas fritas e uma salada fresca como acompanhamentos. Algumas variações podem incluir arroz de tomate ou legumes salteados como acompanhamentos adicionais.
Bons motivos para visitar Setúbal
A Estação Arqueológica do Creiro está localizada na região de Setúbal. Esta estação arqueológica é de extrema importância para o estudo e compreensão da ocupação humana na região ao longo dos tempos. Encontra-se numa área onde existiram antigas salinas romanas, tendo sido descoberta durante a exploração de depósitos de sal no local.
Os principais vestígios encontrados na Estação Arqueológica do Creiro incluem estruturas de salinas romanas, tanques de decantação, canais de água e diversos objetos, como moedas, cerâmicas e utensílios do quotidiano romano. Esses vestígios fornecem informações valiosas sobre as técnicas de produção de sal na época romana e sobre a vida dos antigos habitantes da região.
E se está por esta zona, uma curta deslocação permite conhecer uma das praias mais bonitas de Portugal, a praia dos Galapinhos. E se quiser observar a beleza de Tróia está à distância do percurso de barco. A ida de Ferry/ Catamaran é sempre umas das preferidas e tem sempre uma forte probabilidade de ver golfinhos a passar.