Em Tavira, durante os dias 7 a 10 de Setembro, decorre a Feira da Dieta Mediterrânica, no ano em que se comemora o 10.º aniversário da aprovação da inscrição dos sete países que apresentaram a candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial (PCI) da Humanidade, pela UNESCO, na cidade de Baku, Azerbaijão, a 04 de dezembro de 2013, e os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do PCI, Paris 17 de outubro de 2003.
O programa deste ano reflete o trabalho de parceria alargada que tem vindo a ser desenvolvido, e inclui a feira institucional com presença de outros países, instituições nacionais, regionais e locais, de diversos patrimónios culturais imateriais classificados pela UNESCO, expositores de artesanato e produtos tradicionais, mostras botânicas e de sementes, restauração, demonstrações gastronómicas, provas e petiscos, música portuguesa e mediterrânica com concertos ao vivo da Argélia, França, Espanha, Marrocos e Itália.
Vai poder ainda contar com oficinas, danças tradicionais e outras artes performativas, exposições, visitas ao património natural, seminários, com destaque para o que terá lugar, no dia 7 de setembro, sobre “Inovação na Dieta Mediterrânica”, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira.

Dieta Mediterrânea: Uma Jornada Gastronómica para a Saúde e o Prazer
A Dieta Mediterrânea é muito mais do que uma simples abordagem nutricional, é um estilo de vida que celebra a culinária, promove a saúde e valoriza a convivência à mesa. Baseada nos hábitos alimentares tradicionais de países mediterrâneos essa dieta tem atraído a atenção mundial devido aos seus benefícios para a saúde e ao seu potencial para uma vida longa e saudável.
Princípios Fundamentais da Dieta Mediterrânea
A dieta mediterrânea valoriza ingredientes frescos, sazonais e locais. Frutas, legumes, grãos integrais, azeite, peixes e frutos do mar são a base da alimentação.
Outro dos fundamentos é o consumo moderado de proteína, onde a carne vermelha é consumida com moderação, enquanto o peixe e o frango são preferidos. Leguminosas como lentilhas e grão-de-bico são uma importante fonte de proteína.
A Dieta Mediterrânea também enfatiza a importância de compartilhar refeições em família, de desfrutar da companhia dos outros e de saborear cada refeição. Reconhece que a alimentação é um ato social e cultural, não apenas um ato de nutrição.