O Festival de Gastronomia do Maranho, vai realizar-se entre os dias 13 a 16 de julho, na Sertã.
Este evento desempenha um papel fulcral na promoção do património gastronómico assim como na dinamização dos diversos sectores da economia da região.
O programa deste ano apresenta novidades, entre elas a atuação dos músicos Richie Campbell e The Legendary Tigerman. Haverá os habituais espaços dedicados às tradições locais e à gastronomia, com destaque para a aposta em DJ’s de topo para animar as noites.
Vai poder apreciar o melhor da Sertã em termos gastronómicos. Durante os quatro dias do festival, a área expositiva Pátio das Freguesias apresentará também uma programação própria, recriando-se tradições, usos e costumes das freguesias do concelho da Sertã.
No recinto existirão ainda restaurantes, tasquinhas, bares e inúmeros stands de várias empresas locais.
Os segredos para um bom Maranho
O Maranho é um prato tradicional, conhecido pela sua riqueza de sabores e texturas. Por norma é preparado com uma combinação de bucho de borrego ou carneiro, carne de borrego, presunto, chouriço magro, toucinho entremeado, arroz, hortelã, azeite, sal, limão, pimenta e vinho branco.
O segredo de um bom maranho pode estar na escolha da carne. Opte por carne tenra e bem maturada, que irá garantir uma textura macia e saborosa no prato final.
O bucho tem de ser bem lavado, em várias águas, raspado e esfregado com sumo de limão. Depois os pedaços são cozidos com agulha e linha para dar origem aos sacos. Para os compor, são cortados pedaços de carne, de presunto e chouriço. Adiciona-se ainda o vinho branco, azeite, o arroz e a hortelã.
Depois de repousar, fecha-se a abertura dos sacos, cosendo-os com agulha e linha. Introduzem-se os maranhos em água abundante a ferver e temperada com sal e deixam-se cozer. Regra geral, os maranhos cozem em 1 hora e 15 minutos, aproximadamente.