O Festival do Pão está de regresso em julho ao Jardim do Cerco, em Mafra, para a sua 11ª edição, nos dias 7 a 16 de julho.
Para além da habitual feira de produtos regionais e a componente gastronómica, o evento conta com venda de artesanato e a componente musical, com vários artistas nacionais a subir ao palco.
Sara Correia, Azeitonas, 4Revival, Carolina de Deus e Ana Bacalhau são alguns dos nomes que compõem o cartaz.
Pão de Mafra, um tesouro da região
O Pão de Mafra é um dos tesouros, reconhecido pelo seu sabor adocicado, miolo macio e crosta pouco rija.
O Pão de Mafra é uma marca registada, desde 2012. Com segredos na receita, apenas se sabe que se trata de um pão com elevada percentagem de água, composto por farinha de trigo tipo 80, farinha de centeio tipo 70, sal e levedura.
Quer seja de Mafra ou de outro lado do país, o pão é das iguarias mais apreciadas em Portugal, e cada região conta com os seus segredos. Descubra as várias receitas de pão.
A um passo da Ericeira, para descobrir o melhor marisco
Dizem que não há marisco como o da Ericeira e de Ribamar. Nas marisqueiras da região, o marisco mais fresco é cozido e servido ao natural.
A lagosta da Ericeira é servida à mesa e encarada como uma das especialidades vindas do mar. A sua carne firme e deliciosa confirma-nos a origem de excelência.
Os ouriços do Mar, o caviar da Ericeira, trazem a explosão de sabor da maresia. Esta iguaria incomparável é usada em receitas como açordas a empadas, passando por ouriços-do-mar “à Brás” ou leite-creme de ouriços-do-mar. Ainda os pode comer ao natural, sem serem cozinhados nem temperados.