Esta Massada Rústica é uma massa de vitela, feijão e couve é uma receita tradicional, de tudo na panela, que nos oferece um prato completo, delicioso e reconfortante, com pouco esforço. Atualmente muitos de nós preferem as massas cozidas à parte, a que se adiciona um complemento de proteína com molho e queijo, bem ao estilo italiano. Também já aderi a esse estilo, mas a massa cozinhada desta forma, absorve bastante mais sabor e habitualmente fica com uma textura mais mole. Eu gosto bastante e faz-se lembrar as comidas da minha infância.
A massada rústica é uma receita tradicional e de conforto. É um prato de massa com carne e legumes, caldoso e muito saboroso. As comidas de um tacho só são muito práticas e geralmente mais simples de preparar. A receita tem 2 fases, na primeira colocam-se os legumes e a carne, que cozinham na função baixa por um longo período de tempo. Depois é só juntar a massa e cerca de 15 a 20 minutos depois está pronta, o tempo depende se gostam da massa mais “al dente” ou mais molinha.
Ingredientes da Massada Rústica
- Vitela – 500 gr;
- Massa cotovelos – 200 gr;
- Tomatada – 1 chávena (pode usar-se molho de tomate, ou conserva);
- Feijão cozido com o caldo (2 chávenas);
- Cenoura – 1 cenoura grande;
- Couve – 1/4 de couve lombarda;
- Cebola – 1 cebola;
- Alho – 3 dentes;
- Vinho branco – 1/2 copo;
- Azeite – 1 colher de sopa;
- Louro – 1 folha;
- Piripiri – 1 malagueta (ou equivalente em pó ou pasta/molho);
- Tomilho q.b.;
- Sal. q.b.
Preparação da Massada Rústica
Aprenda a fazer esta receita a partir do meu vídeo:
Nota: Caso não tenha uma slow cooker, pode cozinhar esta receita no fogão, em lume muito brando e por um longo período de tempo, potenciando os sabores. Nesse caso exige alguma vigilância, que na slow cooker é dispensável.
Agora está na altura de ir preparar esta saborosa Massada Rústica e assim já tem mais uma opção de refeição.
Partilhe e mostre esta sugestão a familiares e amigos, de certeza que vão adorar. Bom apetite.