Que tal preparar esta deliciosa receita na sua casa? A Barriga de Porco no Forno leva algum tempo para ficar no ponto que apresento, ou seja, loura, estaladiça por cima, e bem macia por dentro que chega a derreter na boca, logo, vale cada minuto da sua preparação na hora de comer.
Esta não é o tipo de receita que se deve preparar sempre, porque sabemos que esta parte do porco é calórica, por isso, deve ser preparada uma vez ou outra, ou em ocasiões especiais como por exemplo Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversários, afinal, estas datas pedem uma culinária especial não é mesmo?
Tenho a certeza que irá se surpreender com o resultado final desta receita, porque fica simplesmente deliciosa, e para acompanhar você pode preparar um puré, uma salada, uma farofa, ou o que você preferir.
Faço, apenas, uma observação em relação a um ingrediente que usei na preparação da carne, a Estrela-de-anis que é uma especiaria de aroma forte, se não é acostumado usar na sua culinária este ingrediente, recomendo que use somente uma ou duas na sua receita para a quantidade de carne que utilizo ou seja, 1 kg, porém, se você já utiliza na sua culinária a especiaria e gosta do aroma forte que ela proporciona na preparação nas carnes, você pode utilizar as 3 estrelas como faço na minha.
Ingredientes da Barriga de Porco no Forno
- 1kg Barriga de porco
- Azeite ± 30ml
- 1 Cabeça de erva doce
- 3 Estrelas-de-anis ± 5g
- 15g Erva doce
- 7 Sementes de Cardamon
- 2 Folhas de louro
- 2 Colheres e meia de sopa de sal grosso
- 4 Dentes de alhos amassados
- 400ml Vinho branco
- 1 Copo d’água
- 1 Colher de sopa de mostarda Maille ± 10g
Preparação da Barriga de Porco no Forno
- Faça pequenos cortes no couro da barriga e adicione o sal, vire a barriga, faça o mesmo procedimento, e reserve.
- Enquanto a carne está a marinar no sal, corte a cabeça de erva doce as rodelas, e reserve.
- Numa frigideira ao lume, adicione um fio de azeite, a erva doce que foi cortada as rodelas, as estrelas-de-anis, algumas sementes de erva doce (reserve o resto para mais tarde), o alho amassado, as folhas de louro, cardamon, e coloque a peça por cima dos ingredientes.
- Amasse a peça sobre os temperos para ganhar gosto, deixe-se por 3 minutos, vire-a e faça o mesmo procedimento, deixando por mais 3 minutos.
- Adicione o vinho branco e um copo d’água, deixe que ferva até sair o álcool do vinho.
- Assim que ferver, desligue o lume e coloque o preparado num tabuleiro.
- Adicione primeiramente os ingredientes no tabuleiro, espalhe bem, em seguida a peça com o couro virado para cima e por ultimo a parte líquida.
- Em cima do couro, adicione o resto das sementes de erva doce.
- Leve ao forno a 180 graus de temperatura por 2 horas.
- No fim de 2 horas, retire a peça do tabuleiro, e reserve o molho.
- Se o molho estiver com excesso de gordura, retire a gordura com fatias de pão de fôrma.
- Adicione ao molho uma colher de sopa de mostarda, misture tudo muito bem, e leve ao forno a 180 graus de temperatura por 10 minutos.
- Enquanto o molho está no forno, corte a peça em fatias menores com uma faca de serra.
- Passado os 10 minutos, retire o molho do forno e passe por uma peneira, pois nesta receita só utilizamos o molho em que a carne foi assada.
- Na hora de servir a barriga de porco assada no forno, adicione o molho por cima.
- Espero que goste e bom apetite.
Faça e sirva esta refeição muito saborosa e tão conhecida pelos portugueses. Sirva a Barriga de Porco no Forno com muito amor porque vai fazer felizes quem mais gosta. Partilhe com os seus familiares e amigos para que todos se possam deliciar. Bom apetite!