in

Receita de Pipis

Receita de Pipis
Bernardino Receitas / Pipis

Pipis é um petisco apetitoso feito com os miúdos de frango. Esta é uma iguaria da culinária portuguesa muito conhecida nas tascas de Lisboa e do resto do País. E é uma forma muito peculiar que nós portugueses encontramos para aproveitar os miúdos, saboreamos o petisco com pão de preferência quentinho nos dias de inverno, mas como não encontro-me em Portugal não disponho do nosso pão caseiro acabadinho de cozer.

Aqui está a minha versão do petisco para quem quiser preparar e experimentar, recomendo que apreciem com uma boa bebida. Cabe, porém, uma observação com relação a forma de limpar os miúdos, há quem limpe e depois lave com água e limão, ou com água e vinagre, eu prefiro limpar e depois passar por água quente e em seguida por água fria.

Ingredientes do Pipis

  • 1kg de Miúdos de frango
  • Azeite ± 30ml
  • 40g de Cenoura picada
  • 1 Cebola média picada
  • 1 Tomate pelado
  • 3 Dentes de alhos picados
  • 1 Folha de louro
  • 3 Colheres de sopa de massa de pimentão
  • Piri piri a gosto
  • 1 Colher de chá de colorau
  • Pimenta a gosto
  • 1 Colher de sopa de sal grosso
  • 150ml de Vinho tinto

Preparação do Pipis

  1. Inicie a receita limpando os miúdos, como por exemplo as moelas, os figados e os corações, retirando o excesso de gordura.
  2. Passe os miúdos por água quente e depois por água fria, e reserve.
  3. Num tacho ao lume adicione um fio de azeite, a cebola, a cenoura, a folha de louro partida ao meio, o alho, adicione um pouco de água se necessário, e deixa-se refogar entre 5 a 6 minutos.
  4. Passado os 6 minutos quando a cebola estiver macia, adicione aos ingredientes o tomate cortado em pedaços, a massa de pimentão, colorau, misture muito bem, caso necessite adicione um pouco mais d’água.
  5. Adicione os miúdos de frango no tacho, exceto o figado, pois este leva menos tempo a cozer.
  6. Adicione a pimenta, o sal, o piri piri, e o vinho tinto, envolva todos os ingredientes, tape o tacho e deixa-se cozer por 15 minutos.
  7. Após os 15 minutos, destape o tacho verifique se os miúdos já estão cozidos, caso estejam, adicione a fissura ao preparado, tape novamente o tacho e deixa-se cozer por mais 10 minutos.
  8. Passado os 10 minutos, desliga-se o lume e deixa-se apurar o petisco por 5 minutos.
  9. Após os 5 minutos em que o petisco ficou apurando no tacho, está pronto para ser servido. Espero que goste e bom apetite.

E agora já tem mais um petisco para fazer nestes dias de calor, praia, piscina e que calham mesmo bem com uns Pipis! Se gostou da receita aproveite para partilhá-la com os seus amigos e familiares e torne a sua refeição mais memorável e saborosa. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 0 / 5. Votos: 0

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Gratinado de Batata fácil e rápido

Receita de Gratinado de Batata fácil e rápido

Receita de Barras de Proteína saudáveis

Receita de Barras de Proteína saudáveis