Hoje sai uma deliciosa receita de Doce de Ovos!
A doçaria portuguesa é única, não existe igual! Claro que eu sou suspeita, é o meu país, a minha tradição e que eu gostava de conhecer ao pormenor.
Ainda assim existem detalhes que não se sabem, a nossa doçaria tem origem em conventos e mosteiros, nos masculinos os monges/frades utilizavam muitas claras para fazer as hóstia para a comunhão, e por consequência, as gemas desses milhares de ovos iam fora, ou para alimentar os animais.
Até que, não se sabe bem como, mas as gemas encontraram-se com o açúcar nos conventos femininos, e deu inicio ao que veio a ser a nossa Doçaria Conventual, que é internacionalmente reconhecida como uma das melhores doçaria do mundo.
Reza a lenda que esse bendito encontro à uns séculos atrás, terá sido no Mosteiro de Jesus de Aveiro, onde se supõe que tudo começou, pois dizem as histórias que foi aí se deu o encontro feliz entre as gemas e o açúcar, resultando dele o famoso Doce de Ovos ou Ovos-moles.
Ingredientes do Doce de Ovos
- 300g de Gemas (+/- 15 Unidades);
- 600g de Açúcar;
- 300ml de Água;
- 75g de Farinha;
- 75g de Água;
- 50g de Manteiga;
- Baunilha (a gosto).
Preparação do Doce de Ovos
Tem todo o passo-a-passo desta receita no meu vídeo, veja e aprenda a fazer este doce:
Já tem mais uma receita que é essencial para quem está a dar os primeiros passos na culinária, mais concretamente, na doçaria!
Depois de fazer a receita conte-me nos comentários como correu e se tiver alguma questão não hesite em perguntar. Bom apetite!