in

Receita de Bifanas à moda do Porto

Receita de Bifanas à moda do Porto
Bernardino Receitas / Bifanas à moda do Porto

Como prepara as suas Bifanas à moda do Porto? Cá em casa são preparadas deste modo, talvez alguns ingredientes e o modo de preparo seja um pouco diferentes das suas, porém, o sabor conferido na carne e no molho do pão ficaram bem similar as bifanas confecionadas no Porto, sem falsa modéstia de minha parte.

As Bifanas à moda do Porto como o próprio nome informa é portuguesa e fazem parte da nossa culinária, são completamente deliciosas, marcantes e impossível de resistir! E quem já degustou sabe do que eu estou a falar. Por isso, quem visita o país e se depara com esta e outras iguarias da gastronomia Portuguesa se encanta e é conquistado pelo paladar, pois não há dúvidas, come-se muito bem em Portugal, quer você visite ou esteja no Norte, Centro, Leste, Oeste ou Sul do País.

A carne das bifanas devem ser bem finas e o molho bem temperado para dá-lhe sabor, ela é comida num bom pão com o molho onde foram cozinhadas, bem simples e sem complicações, uma vez que é deste modo que come-se as Bifanas à moda do Porto, mas, se não lhe agradar comer assim, da maneira tradicional, pode comê-las no prato com batatas fritas e uma salada para acompanhar.

O molho no qual são cozidas as bifanas, que diga-se, é muito saboroso, sem exageros de minha parte, pode se ir comendo molhando o pão, e em caso de sobra, peço que não o deite fora, guarde-o, pois serve como possível molho para uma massa ou arroz. Dica de reaproveitamento que serve para evitar o desperdício na cozinha.

Ingredientes das Bifanas à moda do Porto

  • 1,1kg Carne de porco fatiada fininha
  • Óleo
  • 50g Banha de porco
  • 2 Cebolas médias cortadas a meia lua
  • 200ml Calda de tomate
  • 2 Tomates triturados
  • 1 Colher de sopa de massa de alho
  • 2 Folhas de louro
  • 1 Colher de chá de cominhos
  • 1 Colher de chá de pimenta branca
  • 1 Colher de chá de colorau picante
  • Sal q.b.
  • 1 Lata de cerveja de 500ml

Preparação das Bifanas à moda do Porto

  1. Num tacho ao lume adicione óleo até tapar o fundo, de seguida a banha e a cebola.
  2. Deixe-se a cebola refogar até ficar macia.
  3. Assim que a cebola se encontrar macia, adicione a calda de tomate, o tomate triturado, a pimenta moída, cominhos, a massa de alho e o colorau picante, caso não o tenha pode adicionar um pouco de piri piri.
  4. Mexa os ingrediente e deixa-se cozer por uns 6 minutos.
  5. Passados os 6 minutos acrescente a cerveja mexa e triture tudo com uma varinha mágica.
  6. No fim de triturar deixe o caldo levantar fervura para, então, adicionar a carne.
  7. Assim que levantar a fervura, acrescente a carne, o sal e o louro.
  8. Mexa, e deixa-se cozer por mais ou menos 30 minutos.
  9. Após os 30 minutos, verifique se carne está cozida, retifique o sal antes de desligar o lume.
  10. Desligue o lume, e prepare as bifanas.

Tem mesmo de experimentar esta receita, é daquelas que faz-se uma vez e nunca mais queremos parar por ser tão deliciosa! Partilhe com os seus amigos e identifique-os nos comentários para arriscarem a fazerem as Bifanas à moda do Porto. Bom apetite!

Classificação da receita

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Seja a primeira pessoa a votar nesta receita

Recomendação de Bernardino Receitas

Olá pessoal!

Sou português que vive há mais de 20 anos no Reino Unido, gosto imenso de cozinhar, aprendi com minha mãe quando era gaiato.

As minhas receitas são para todos que apreciam a arte da culinária, que gostam de preparar receitas caseiras portuguesas, me arrisco também no preparo de receitas brasileiras, pois aprecio demais esta culinária.

Para os que não são portugueses e querem aprender um pouco da culinária portuguesa, sejam todos bem vindos, as nossas receitas podem ser um pouco diferentes, porém, muito fácies, e este é o meu objetivo, simplificar a culinária para que qualquer pessoa possa cozinhar sem receio de errar.

Conheça as receitas do meu canal, se inscreva e deixe o seu like se gostar.
Veja quantas coisas gostosas você poderá preparar, e perceba que não precisa ser um mestre nesta arte para cozinhar deliciosos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receita de Sopa da Pedra à minha moda

Receita de Sopa da Pedra à minha moda

Receita de Baba Ghanoush um patê cremoso e delicioso

Receita de Baba Ghanoush um patê cremoso e delicioso